Como analisar um discurso?

04 aulas de 2 horas e 30 minutos cada, das 09 às 11:30hs
  • Período

Ciências Exatas e Aplicadas

A posição social e a visão de mundo que os indivíduos e grupos têm influenciam a forma como se expressam por meio dos seus discursos em diferentes áreas na perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa. Por isso, o curso de extensão “Introdução à Análise do Discurso” proporciona as noções básicas para se entender como os contextos e os papeis exercidos por atores sociais determinam a forma como se posicionam na sociedade contemporânea. As aulas abordam temas como: discurso, texto e escrita; enunciado e enunciação; interdiscursividade, tipos e gêneros de discurso etc.

Datas: 11/09; 18/09; 25/09 e 02/10/2021

A ABERTURA DAS TURMAS ESTÁ SUJEITA AO NÚMERO MÍNIMO DE PARTICIPANTES ESTIPULADO PELO UNISAGRADO.

Objetivo geral
capacitar o público interessado para compreender e examinar discursos em diferentes contextos sociais a partir das reflexões da Análise do Discurso Francesa.

• Conhecer as reflexões iniciais da Análise do Discurso Francesa;
  • Compreender a relação entre discurso, texto e escrita;
  • Entender os principais conceitos da análise do discurso na linha francesa (Enunciado e Enunciação, Condições de Produção do Discurso, Interdiscursividade, Efeitos de Sentido);
  • Diferenciar os principais tipos e gêneros discursivos
  • Aplicar a análise do discurso por meio da escolha de conteúdo de em uma determinada área social a partir dos conteúdos abordados no curso.

Alunos, funcionários e professores do UNISAGRADO

R$90,00 parcela única

1 – Introdução à Análise do Discurso Francesa.
2 – Discurso, Texto e Escrita.
3 – Principais conceitos de Análise do Discurso na perspectiva francesa (Enunciado e Enunciação, Condições de Produção do Discurso, Interdiscursividade, Efeitos de Sentido).
4 – Tipos e Gêneros de Discurso.
5 – Atividade de Análise do Discurso.

Data da última atualização: 16/07/2021.*informações sujeitas a alterações