Dos memes às Fake News:
Encarando os desafios da era digital

Em Breve.
  • Período

Manhã e Tarde

Sociais

Este curso de curta duração tem por objetivo apresentar, discutir e combater os perigos da desinformação na sociedade, tendo em vista suas consequências negativas. Na atualidade, é altamente relevante trabalhar a competência midiática em todas as faixas etárias da população, do público infantil ao idoso. Entre os conteúdos que serão abordados, estão: Golpes Digitais; Fake News; Sátiras, paródias e trolls; Cibercultura, Big Data e Deep Web; e Comunicação Algorítmica. Todas as aulas trarão exemplos variados e atuais de cada tipo de desafio na era da informação digital, a fim de promover a interação contínua com o grupo de alunos.

Este curso está sendo oferecido remotamente através do software Microsoft Teams.
Datas:
Em breve.

A ABERTURA DAS TURMAS ESTÁ SUJEITA AO NÚMERO MÍNIMO DE PARTICIPANTES ESTIPULADO PELO UNISAGRADO.

Objetivo geral

Melhorar a competência midiática diante da quantidade massiva de mensagens que circulam na Internet, sabendo então distinguir informações verdadeiras de falsas, se proteger contra golpes digitais e praticar a cidadania em variados ambientes virtuais.

Objetivos específicos

• Entender o funcionamento da Internet
  • Compreender o que é o Big Data e a comunicação algorítmica
  • Discutir sobre Fake News
  • Distinguir diferentes mensagens no ambiente digital (jornalismo; opinião; influenciadores digitais; memes; trollagens, sátiras e humor)
  • Saber agir diante da desinformação
  • Refletir sobre implicações sociais, políticas e culturais da desinformação e ausência de competência midiática

Estudantes e outros interessados no tema.

R$ 100,00 em uma única parcela

Funcionamento da Internet:
Origem do meio de comunicação; características; linha do tempo; panorama atual; World Wide Web, Deep Web e Dark Web; Algoritmos.

Comunicação Algorítmica:
Big Data; Redes sociais; apps conversacionais; parâmetros de audiência; consequências para a produção de conteúdo; viralização; Cibercultura.

Desafios da era digital:
Fake News; principais características; consequências socioculturais, políticas e econômicas. Golpes digitais; vazamento de dados; como se proteger.
Diferentes tipos de informação e de atores na Internet: memes, sátiras, trolls, paródias, bots.

Ações positivas
Cidadania: a quebra do ciclo de compartilhamento. Serviços de checagem. Importância da competência midiática.

Data da última atualização: 06/10/2021.*informações sujeitas a alterações