Pandemia, Globalização e Saúde

3 aulas de 2 horas e 40 minutos cada, das 9:15 às 11:55 hs
  • Período

Ciências da Saúde

A partir do encontro entre saúde e relações internacionais se originam os conceitos e práticas contemporâneas da saúde global e da diplomacia da saúde. A Saúde Global é uma área multiprofissional e interdisciplinar de estudo, pesquisa e prática e que relaciona a saúde das populações em escala global, em perspectivas científicas, éticas, dos direitos humanos e da cooperação e diplomacia internacional. Em um mundo cada vez mais globalizado e interconectado, a saúde global é fundamental para assegurar a saúde como direito humano e bem público a fim de diminuir as desigualdades. Desta maneira, este curso de extensão aborda o tema da saúde global, considerando seus aspectos teóricos e práticos, explicando seu diálogo com o regional e o local, a necessidade de governança global, o papel da diplomacia aplicada em prol de situações de crise e as crises humanitárias por ela ocasionadas. O curso também abordará os desafios de saúde global, tais como as epidemias de Zika, Covid-19 e Ebola, e suas consequências para a segurança, a cooperação, a mobilidade e as crises humanitárias.

Datas: 22/09; 29/09 e 06/10/2021

A ABERTURA DAS TURMAS ESTÁ SUJEITA AO NÚMERO MÍNIMO DE PARTICIPANTES ESTIPULADO PELO UNISAGRADO.

Objetivo geral

Compreender de maneira introdutória o campo da saúde global e suas principais características, atores e temas, relacionando-o a partir do encontro das áreas da saúde, das relações internacionais e das políticas públicas.

• Analisar a construção do campo da saúde global.
  • Compreender a relação entre segurança, saúde e biopolítica, bem como da necessidade de cooperação internacional.
  • Entender os limites da saúde global a partir de casos específicos, como o Zika e o Covid-19.
  • Examinar a relação entre austeridade e saúde no Brasil.
  • Identificar como a saúde global está intimamente relacionada com crises de mobilidade humana e humanitárias.

Estudantes e outros interessados no tema.

R$ 90,00 em uma única parcela

1. O campo da saúde global: principais conceitos e atores.
2. Segurança, biopolítica e securitização: a crise internacional do Ebola
3. Os limites da saúde global: Zika, o caso do amianto e Covid-19.
4. Austeridade e saúde: a PEC da morte no Brasil.
5. Cooperação internacional em saúde.
6. Mobilidade humana e saúde global.
7. Saúde e crise humanitária.

Data da última atualização: 16/07/2021.*informações sujeitas a alterações