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Fábrica de Software: Desenvolvimento de Websites, Aplicativos e Jogos

  • Período

    Sábado de manhã das 9h às 11h30
    pela plataforma TEAMS
  • Área

    Exatas

O Projeto

A Fábrica de Software propõe um mergulho profundo no universo digital, abraçando a tríade de websites, aplicativos e jogos. Essa iniciativa não apenas reflete a crescente interconexão da sociedade moderna, mas também reconhece a importância intrínseca dessas plataformas na vida cotidiana. Os websites atuam como portais virtuais, disseminando informações, conectando comunidades e facilitando o acesso a recursos essenciais. Eles são a face digital de empresas, organizações e indivíduos, construindo pontes que transcendem fronteiras geográficas e culturais. Os aplicativos, por sua vez, transformaram nossos dispositivos móveis em verdadeiras extensões de nós mesmos. Desde facilitar tarefas diárias até fornecer soluções inovadoras para desafios complexos, essas pequenas peças de software têm um impacto significativo na eficiência, conveniência e até mesmo na saúde mental dos usuários. Jogos, muitas vezes subestimados, desempenham papéis cruciais no entretenimento, educação e desenvolvimento cognitivo. Além de oferecerem diversão, os jogos podem promover a colaboração, o raciocínio estratégico e até mesmo servir como ferramentas educacionais envolventes. Assim, a Fábrica de Software não é apenas uma forja de códigos, mas uma fonte de inovação e aprimoramento para a sociedade. Ao desenvolver websites, aplicativos e jogos, não apenas estamos construindo linhas de código, mas pavimentando o caminho para um futuro digital mais acessível, funcional e enriquecedor para todos.

Prazo de inscrição: 03/02/2025 até 13/03/2025

Local: EM BREVE.

Objetivos

  • Estudar e discutir sobre a organização/funcionamento da instituição: foco, público-alvo etc.;
  • definir e esboçar o site: layout, como vai funcionar, dentre outras características;
  • modelar o site;
  • diagramar a parte gráfica do site: figuras, ícones, imagens e telas;
  • desenvolver o site;
  • testar, validar e propor melhorias.
  • Pesquisar, analisar, identificar e definir áreas e subáreas (computação; exatas; humanas e sociais aplicadas; área da saúde) e referências bibliográficas que farão parte do projeto; h) aprofundar-se nas linguagens de programação vistas durante o curso de ciência da computação, bem como, conhecer novas tecnologias de desenvolvimento;
  • fornecer aos participantes, principalmente os do curso de Ciência da Computação e Engenharia de Computação, a possibilidade de vivenciar na prática o desenvolvimento de softwares/sistemas de pequeno porte; I. Modelar o software a ser desenvolvido utilizando diagramas e conceitos da Linguagem de Modelagem Unificada (UML); II. definir a linguagem de programação que será utilizada para o desenvolvimento, assim como, outras tecnologias que forem necessárias; III. elaborar o esboço das telas (figuras, ícones, imagens e telas do software); IV. desenvolver o software proposto; V. testar e propor melhorias;
  • Divulgar os produtos desenvolvidos por meio de publicações e/ou portais como, por exemplo, Google, Microsoft.
  • definir e planejar o jogo (layout, como vai funcionar, dentre outras características) conforme a demanda a ser atendida;
  • pesquisar, definir e estudar tecnologias possíveis de serem utilizadas para o desenvolvimento da proposta; d) modelar todo o ambiente a ser desenvolvido; e) mapear, desenhar, estruturar e esquematizar a parte gráfica (figuras, ícones, imagens, telas etc.) e funcional do jogo;
  • desenvolver o jogo;
  • testar a usabilidade, validar e propor melhorias; h) Divulgar os jogos desenvolvidos por meio de publicações e/ou portais como, por exemplo, Google, Microsoft

Público Alvo

Comunidade Bauruense e em geral.

Metodologias

Investigar, analisar, identificar e definir as áreas, referências bibliográficas e tecnologias que integrarão o projeto a ser desenvolvido. b) Modelagem do software: A modelagem de software, consiste em uma forma de representar brevemente um sistema completo. Em outras palavras, ato de explicar de maneira resumida as principais características e funcionalidades de um software. c) Implementação do código-fonte e interface: Nesta etapa será realizado o desenvolvimento (programação) do website empregando técnicas de Interação Humano-Computador visando promover uma maior interação homem-máquina. d) Avaliação do modelo: Após a finalização do website serão feitos testes com foco na detecção de falhas durante o uso, visando a implementação de melhorias.

Fale com o Coordenador

extensao@unisagrado.edu.br

Data da última atualização: 21/02/2025.*informações sujeitas a alterações

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