As eleições e o município na política brasileira - Curta Duração - UNISAGRADO

As eleições e o município na política brasileira

• Período

Sábado, das 9h30 às 12h

Ciências Humanas e Sociais

*CURSO DE EXTENSÃO

A política faz parte do nosso dia a dia, sendo observada em todas as relações sociais. Em anos eleitorais, a política se torna ainda mais evidente, sendo cada vez mais essencial compreender a forma como a democracia e suas instituições se desenvolvem no Brasil. Dessa maneira, este curso aborda o tema da política a partir de sua lógica municipal, compreendendo as responsabilidades de prefeitos, vereadores, o impacto do sistema eleitoral e a necessidade de construção de políticas públicas eficientes, destacando a necessidade de contribuir com a formação política de cada cidadão, construindo uma política mais democrática e inclusiva. É importante ressaltar que este curso é destinado a qualquer pessoa que tenha curiosidade em entender um pouco mais, de maneira introdutória, sobre o fenômeno da política e das eleições, não sendo necessário qualquer conhecimento prévio.

Local: Plataforma Microsoft TEAMS
De 24/10 a 05/12/2020

Data limite para inscrições: 19/10/2020

• Objetivo geral:
    O objetivo central do curso é promover a aproximação das pessoas com a política através da compreensão da democracia brasileira a partir do município, considerando as eleições, a relação entre os poderes, a realização de políticas públicas e a participação popular nas cidades brasileiras.

• Objetivos específicos:

• Compreender o que é a política e sua relação com a democracia e com o município
  • Entender o funcionamento da política municipal do Brasil, verificando a importância da divisão dos poderes e do federalismo.
  • Examinar a maneira pela qual os nossos representantes são eleitos através da compreensão do nosso sistema eleitoral e também do financiamento de campanha.
  • Delimitar as competências do vereador, identificando quais são suas funções e possibilidades de atuação política dentro das Câmaras Municipais.
  • Destacar como podemos cobrar, controlar, fiscalizar e fiscalizar a atuação dos políticos no nosso município.
  • Analisar como são feitas as políticas públicas e quais são seus efeitos para a população de um município.

• Aluno UNISAGRADO
  • Professores UNISAGRADO
  • Funcionário UNISAGRADO
  • Profissionais
  • Aluno externo
  • Público externo

Não há nenhum pré-requisito.

1X de R$40,00

• O que é política, democracia e espaço público.
  • A divisão dos poderes na democracia brasileira: Poder Executivo, Legislativo e Judiciário e a importância do município como um ente federativo.
  • O sistema eleitoral brasileiro e a sua lógica de aplicação nos municípios
  • As políticas públicas municipais e a participação social.

Fale com o Coordenador

Coordenadoria Geral de Extensão Telefone: (14) 2107.7324 / 7398 E-mail: extensao@unisagrado.edu.br