Facebook Pixel Fallback

Mesa Brasil

  • Área

    Saúde

O Projeto

O Mesa Brasil é um programa nacional criado pelo Sesc

São Paulo em 1994 e estendido para todo o país em 2003. Consolidou-se como uma rede de solidariedade que integra doadores, instituições sociais e voluntários visando minimizar as carências alimentares, combater o desperdício de alimentos e melhorar a qualidade nutricional da população atendida. A equipe do programa realiza a colheita urbana, que compreende a retirada das doações junto aos estabelecimentos parceiros que doam seus excedentes de produção ou ainda os produtos fora dos padrões de comercialização, mas que estejam inócuos para o consumo. Atualmente, o Mesa Brasil é considerado o maior banco de alimentos da América Latina, sendo referência no combate à fome e ao desperdício de alimentos. Desta maneira, atua como um programa de segurança alimentar e nutricional que atende indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Neste projeto os alunos, sob a supervisão dos professores, realizam treinamento e capacitação da equipe técnica e de colheita na identificação e classificação dos alimentos, seu correto manuseio e acondicionamento; treinamento mensal para capacitação e/ou aperfeiçoamento dos profissionais da área de alimentação das instituições atendidas; pesquisa e desenvolvimento de novas receitas para repasse aos profissionais da área de preparo das refeições das instituições atendidas; palestras e cursos abertos à comunidade sobre hábitos saudáveis; educação alimentar, otimização do reaproveitamento de sobras, dentre outras.

Prazo de inscrição: 02/02/2024 até 14/03/2024

Local: UNISAGRADO e SESC

Objetivos

Oferecer conhecimento teórico-prático sobre nutrição e gastronomia para manipuladores de alimentos que recebem alimentos do programa Mesa Brasil - SESC
Ensinar sobre o guia Alimentar para a população brasileira
Abordar de forma teórica sobre organização, planejamento, pré-preparo e tipos de preparo
Esclarecer sobre os princípios do congelamento e branqueamento
Explicar sobre as técnicas de corte
Ensinar a elaboração prática de caldos, molhos naturais, compotas e geleias
Produzir pães e bolos integrais, azeites Aromatizados
Ensinar sobre o aproveitamento integral de alimentos
Explicar sobre preparações que compreendem as receitas de família nos diferentes ciclos da vida
Elaborar águas aromatizadas de forma prática
Ensinar sobre a elaboração de preparações para bebês e crianças

Público Alvo

Membros SESC

Estatística

273 manipuladores em 2015 e 124 em 2016. Em 2017 foram 821 atendimentos de forma direta e 15.920 de forma indireta. No 1º semestre de 2018 tivemos 232 manipuladores e 696 atendimentos de forma indireta pelo projeto.

Metodologias

O projeto será realizado no Centro Universitário Sagrado Coração sendo que as abordagens teóricas serão realizadas na sala de metodologia ativa e as aulas práticas nos laboratórios de nutrição e de gastronomia. O projeto será realizado 1x/semana no período da tarde (13h30 às 17h30), sob a supervisão de um docente do curso da nutrição e um da gastronomia.

Fale com o Coordenador

extensao@unisagrado.edu.br 

Data da última atualização: 11/03/2024.*informações sujeitas a alterações

Tire suas dúvidas com nossos consultores

Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro