Um universo de contas e números: seja bem-vindo ao curso de Matemática!
O curso busca unir a Matemática e a Educação de uma forma única. No Unisagrado, há uma grande preocupação em alinhar a parte específica da Matemática com o pedagógico da licenciatura, entrelaçar essas duas áreas é um dos objetivos principais do curso e um diferencial! Em vista disso, procura-se desenvolver atividades para o domínio das teorias, dos métodos e da prática do futuro professor por meio de estudos realizados em sala de aula e atividades investigativas sobre diferentes temas, preocupando-se com as tendências pedagógicas atuais, recursos tecnológicos e modernos laboratórios, aplicando essa prática nos projetos de extensão e iniciação científica, com o intuito de aprimorar a formação, a experiência e a autonomia do aluno.
MATRIZ CURRICULAR | CH (horas) |
1º semestre | |
Estatística | 72 |
Fundamentos de Álgebra | 72 |
Introdução ao Conhecimento Científico | 36 |
Habilidades Sociais no Contexto Acadêmico | 36 |
Fundamentos da Educação | 72 |
A Formação Docente e o Papel da Escola | 72 |
2º semestre | |
Psicologia do Desenvolv. e da Aprendizagem | 72 |
Educação para a Diversidade e Direitos Humanos | 72 |
Introdução ao Cálculo | 72 |
Química Aplicada | 72 |
Física Aplicada | 72 |
3º semestre | |
Informática | 36 |
Educação Ambiental | 36 |
Cálculo | 72 |
Didática, Planejamento e Avaliação | 72 |
Currículo Escolar | 72 |
Geometria Plana | 72 |
4º semestre | |
Comunicação e Expressão | 72 |
Libras | 72 |
Geometria Espacial | 72 |
Cálculo Avançado | 72 |
Cálculo Numérico Computacional | 72 |
5º semestre | |
Matemática Financeira | 72 |
Tópicos de Matemática I | 72 |
Inovação e Tecnologias Digitais na Educação | 72 |
Geometria Analítica | 72 |
Fluência em Leitura e Escrita | 72 |
6º semestre | |
Sociologia da Responsabilidade Social | 72 |
Álgebra Linear | 72 |
Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental - Anos Finais | 150 |
Conteúdos e Métodos de Ensino em Matemática e Ciências da Natureza | 72 |
Matemática e Estatística Aplicada à Educação | 72 |
7º semestre | |
Ética e Cultura Religiosa | 72 |
Tópicos de Matemática II | 72 |
Fundamentos do Ensino a Distância | 72 |
Estágio Supervisionado no Ensino Médio | 150 |
Práticas Inovadoras para Ensino de Alta Performance | 72 |
8º semestre | |
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais | 208 |
Política e Organização da Educação Básica | 72 |
Fundamentos da Gestão Escolar | 72 |
Educação em Ambientes Não Escolares | 72 |
Estágio Supervisionado na Gestão Escolar | 50 |
Estágio Supervisionado em Espaços Não-Escolares | 50 |
Somente noturno
Edital 09/2023 – Fixação de Encargos Educacionais – Cursos de Graduação - Presencial 2º Semestre/2023 - Clique Aqui!
CALOUROS INGRESSANTES EM 2023
MATEMÁTICA
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:
• Parcelamento em 6x (janeiro a junho):
6x de R$ 485,06 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
6x de R$ 510,59 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês
• Pagamento à vista:
10% de desconto aplicado ao valor integral - R$2.757,19 para pagamento do 1º semestre à vista até o vencimento do boleto (09 de janeiro de 2023).
*Desconto não cumulativo.
Valor total da semestralidade: R$ 3.063,55
*A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.unisagrado.edu.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.
Autorização – Resolução da Reitoria nº 07 de 05/08/2019
A área de atuação de um matemático é ampla dentro e fora da docência. Há a possibilidade de atuação em cursinhos preparatórios para vestibular, escolas de ensino fundamental e médio, também na produção de materiais didáticos, na organização de laboratórios tecnológicos, em orientações pedagógicas na área e, enfim, na carreira acadêmica, podendo escolher seguir para uma pós-graduação, mestrado e doutorado e, assim, tornar-se professor universitário. A área acadêmica tem uma diversidade de assuntos que podem ser abordados. É possível desenvolver pesquisas sobre metodologia e práticas educativas, história da matemática, etnomatemática e, principalmente, sobre o que está em alta no momento: o uso das tecnologias digitais no ensino de Matemática, envolvendo pesquisas com celulares, tablets, computadores, aplicativos e até mesmo robótica e pensamento computacional. Ou seja, a inovação em movimento na educação por intermédio da Matemática.
Pensando no futuro de um licenciado em Matemática, o campo de ação é bastante versátil e a necessidade por esses profissionais é alta. Além do ambiente de sala de aula, ele poderá atuar na elaboração de propostas curriculares e de ensino-aprendizagem de Matemática, na análise, seleção e produção de materiais didáticos, na realização de projetos coletivos dentro da escola básica, no desenvolvimento de pesquisas sobre aplicações de tecnologias no ensino de Matemática, além de atuações na área financeira, econômica e tantas outras mais.
Prof. Me. Thiago Pignatti de Freitas
Telefone: (14) 2107-7247
E-mail: matematica@unisagrado.edu.br