Nota do curso no MEC: 5 (escala de 1 a 5)
O mundo gamer é a casa dos profissionais de Jogos Digitais! Inovação e criatividade são a porta de entrada para essa graduação, que forma profissionais com conhecimentos dinâmicos relacionados ao processo de desenvolvimento do entretenimento digital interativo. O curso promove sua capacitação de modo multidisciplinar para a sistematização no desenvolvimento e gestão de projetos, além da criação de roteiros e personagens, desenvolvimento gráfico, sonorização, motores de jogos (game engines), inteligência artificial e gestão de projetos de jogos, empreendedorismo, marketing e publicação de produtos finais. Durante o curso o estudante tem contato com disciplinas teóricas e práticas que possibilitam a obtenção das competências necessárias para uma atuação criativa e inovadora, como Programação, Criação de Roteiros: StoryBoard e Computação Gráfica.
MATRIZ CURRICULAR | CH (horas) |
1º semestre | |
Algoritmos | 60 |
Comunicação e Expressão | 80 |
Game Marketing and Monetization | 80 |
Gestão de Projetos | 80 |
Introdução aos Jogos Digitais | 60 |
Laboratório de Concept Art | 60 |
Metodologia em Design | 60 |
Roteiro e Level Design | 60 |
2º semestre | |
Engenharia de Software | 60 |
Game Programming I | 60 |
Game UI and UX | 60 |
Game Engines I | 60 |
Modelagem 3D | 60 |
Sociologia da Responsabilidade Social | 80 |
Sound Design and Video Editing | 80 |
Tópicos Complementares em Jogos Digitais | 80 |
3º semestre | |
Computação Gráfica | 60 |
Cybersecurity in Games | 80 |
Ética e Cultura Religiosa | 80 |
Banco de Dados | 60 |
Game Engines II | 60 |
Game Programming II | 60 |
Realidade Virtual | 60 |
4º semestre | |
API Design and Development | 60 |
Direito, Ética, Propriedade Intelectual | 80 |
Empreendedorismo | 80 |
Inteligência Artificial | 60 |
Mobile Game Development | 60 |
Motion and Animation | 60 |
Oficina de Criação de Jogos | 60 |
Nome do curso: Jogos Digitais
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/0345547034374979
Qualificação:
Doutor (2020) e mestre em Mídia e Tecnologia (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho". Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (2006) pelo UNISAGRADO. Acumula experiência de mais de 15 anos em departamentos de criação e marketing em agências de publicidade, birô digital e gráfica expressa, jornal diário e editora de revistas, livros e apostilas de ensino. Atua há mais de 10 anos como professor em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de comunicação, marketing e de tecnologia em instituições de ensino de Bauru e região.
Tempo de casa: 1 ano e 5 meses
Nome do curso: Jogos Digitais
Titulação: Doutorado
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/0165600236611511
Qualificação:
Designer de Produtos formado pela UNESP - Campus Bauru e Mestre em Projeto de Produto e Doutor em Ergonomia pela mesma instituição. Docente no curso de Design da FIB, 2 Secretário na Rede Brasileira do Bambu (RBB) e Membro da Red de Investigadores en Diseño da Universidad de Palermo. Desenvolve pesquisas na área de projeto de novos produtos de tecnologia assistiva com aplicação de biocompósitos e prototipagem virtual/física
Tempo de casa: 04 meses
Nome do curso: Jogos Digitais
Titulação: Mestrado
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/3242353400699271
Qualificação:
Luiz Ricardo Mantovani da Silva é formado em Direito e Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas, cursando atualmente Engenharia Civil, sendo associado do Instituto de Engenharia de São Paulo e da Abraweb - Associação Brasileira de Profissionais de Internet. É mestre em Ciências da Computação, trabalhando como professor universitário há nove anos, tendo ministrado aulas de diversas disciplinas. Professor Conteudista pela DTCOM autor de dezenas de materiais didáticos para instituições nacionais e internacionais. Autor dos livros Linguagens Formais e Autômatos, Organização e Arquitetura de Computadores, Arquitetura de Computadores: Princípios, Componentes e Desempenho, e Circuitos Digitais, publicado e disponível em mais de 150 países. Sócio fundador da empresa Mantovani Tecnologia e Inovação que atua no desenvolvimento de sistemas. LINKEDLN: https://www.linkedin.com/in/luiz-ricardo-mantovani-da-silva-926958160/ GITHUB: https://github.com/LuizRicardo25
Tempo de casa: 1 ano e 11 meses
Nome do curso: Jogos Digitais
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/8326777285580886
Qualificação:
Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Araraquara (2017), possui Mestrado em Televisão Digital (atual Mídia e Tecnologia) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Bauru (2012), Licenciatura em Marketing pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETPS (2011), MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2010), Graduação em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração (2019), Graduação em Tecnologia em Marketing pela Faculdade Anhanguera (2008) e Graduação em Comunicação Social habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Paulista - UNIP (2006). Possui experiência em marketing e em agência de comunicação nas áreas de atendimento e planejamento publicitário, social media e redação publicitária, atuando na Agência Exorde atualmente. Atuou como Docente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETPS) nas áreas de Gestão de Negócios, Marketing e Metodologia Científica nos cursos técnicos e lecionou na graduação e pós graduação das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) na área de Comunicação e Marketing. Atualmente, atua na graduação e pós-graduação do Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado) nas áreas de Comunicação e Publicidade, Gestão e Marketing e Metodologia Científica, nas modalidades presencial, semipresencial e à distância e orienta trabalhos de conclusão de curso. Foi coordenadora do curso superior de Tecnologia em Marketing (2013 - 2015) e membro da Comissão de Ética em Pesquisa da instituição (2017 - 2021) e Coordenadora de EaD (2020-2021). Foi coordenadora do curso de pós-graduação de Comunicação e Marketing Digital do Unisagrado e, atualmente, é líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade (GPECOM). Nas atividades do EaD atuou como gestora da equipe, professora conteudista e professora tutora em nível de graduação e pós graduação. Sua área de atuação e de pesquisa incluem as temáticas de Comunicação Organizacional, Planejamento e Gestão, Marketing e Comportamento do Consumidor, Metodologia Científica, Mídia e Educação, Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação Assistida por Televisão Digital, Educação a Distância, Educação Superior e Gestão e Política Educacional.
Tempo de casa: 11 anos e 1 mês
Nome do curso: Jogos Digitais
Titulação: MESTRADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/2537204779360447
Qualificação:
Doutorando em Ciência da Computação e Matemática Computacional com ênfase em Inteligência Artificial pela Universidade de São Paulo - (USP). Mestre em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria com ênfase em Inteligência Artificial pela Universidade de São Paulo - (USP). Pós-Graduado em Arquitetura de Software Distribuído pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - (PUC-MG), MBA em Engenharia de Software Orientado a Serviços pela (METROCAMP), Graduado em Gestão e Tecnologia da Informação pela Faculdade Anhanguera, Técnico em Computação pelo Colégio Técnico Industrial da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente sou chefe de pesquisa na SciCognos Artificial Intelligence. Anteriormente atuei como professor no curso de MBA em Data Science & Machine Learning da Universidade Paulista (UNIP), assim como professor na graduação em Ciência da Computação. Fui professor convidado na pós-graduação em Big Data do (SENAC / Bauru) e professor da pós-graduação em Engenharia de Software da Universidade do Sagrado Coração (USC / Bauru). Autor do pacote científico 'bnViewer: Bayesian Networks Interactive Visualization and Explainable Artificial Intelligence', reconhecido internacionalmente como o melhor pacote para análise e visualização de Redes Bayesianas, sendo utilizando em países com (Estados Unidos, Inglaterra, Dinamarca, República Checa, Chile, Índia e outros), Autor do Livro Gestão da Tecnologia da Informação: Teoria e Prática (2016). Atua na área de Computação nos seguintes temas: Inteligência Artificial, Aprendizagem de Máquina (Machine Learning), Mineração de Dados (Data Mining), Ciência de Dados (Data Science), Processamento de Linguagem Natural (Natural Language Processing - NLP), Redes Complexas, Modelos Gráficos Probabilísticos.
Tempo de casa: 1 ano e 5 meses
Nome do curso: Jogos Digitais
Titulação: MESTRADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/7462527241664501
Qualificação:
Possui graduação em Eng. de controle e automação (Mecatrônica) pela Universidade Paulista (2009) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atualmente é professor/tutor no Centro Universitário Sagrado Coração de Jesus UNISAGRADO. Trabalha com programação WEB, mobile e RPA, além de sistemas inteligentes.
Tempo de casa: 9 anos e 11 meses
Nome do curso: Jogos Digitais
Titulação: MESTRADO
Qualificação:
Possui técnico em informática pelo Colégio Técnico Industrial "Prof. Isaac Portal Roldán" - Unesp/Bauru (2012). Tecnólogo em Redes de Computadores pela Faculdade de Tecnologia de Bauru -FATEC/Bauru (2015). Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp/S.J. do Rio Preto (2019). Doutorado em Ciências no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - HRAC/USP (2022).Tem experiência em desenvolvimento (Full Stack com Java) e Mobile multiplataforma (Ionic). Desde 2019 atua como docente no Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO /Bauru); em 2022 assumiu a coordenação dos cursos de T.I na modalidade EaD na mesma instituição. Em 2023 iniciou a atuação (também como docente) na Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Bauru, lecionando nos cursos de Redes de Computadores e Gestão Hospitalar.
Tempo de casa: 5 anos e 4 meses
Somente noturno
*Toda disciplina de 80 horas é ofertada a distância.
JOGOS DIGITAIS CONDIÇÕES DE PAGAMENTO: * Parcelamento em 6x (janeiro a junho): • Pagamento à vista, do semestre: Valor total da semestralidade: R$ 4.101,74 *A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.unisagrado.edu.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.
CALOUROS INGRESSANTES EM 2025
6x de R$ 649,44 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
6x de R$ 683,62 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês
10% de desconto aplicado ao valor integral - R$ 3.691,57 para pagamento do 1º semestre à vista até o vencimento do boleto.
*solicitar o pagamento via setor Financeiro, através do WhatsApp (14) 99606-0900, opção 2, item 13, setor 132.
*Desconto não cumulativo.
(As condições acima se aplicam somente para ingressantes/calouros)
A principal área de atuação do profissional de Jogos Digitais é o entretenimento digital, em que é responsável pelo desenvolvimento de produtos tais como: jogos educativos, de marketing, de treinamento empresarial, na saúde, científicos, militares, dentre outros. Além disso, pode desempenhar funções como roteirista, artista gráfico, designer de áudio, testador de jogos, programador e redator. As possibilidades são inúmeras!
O Brasil é o principal mercado de jogos da América Latina, estando entre um dos maiores do mundo. Com isso, a demanda por profissionais qualificados para todo o processo de desenvolvimento, gestão e inovação do entretenimento no país é crescente. Além disso, outros setores como educação, setor de treinamento profissional e Marketing estão cada vez mais interessados nas habilidades do tecnólogo em Jogos Digitais. Profissionais antenados com as novidades do mercado, criativos e inovadores terão um futuro promissor.
Prof. M.e Robson Fernandes da Silva
Telefone:(14)2107-7091
E-mail: jogos@unisagrado.edu.br