Facebook Pixel Fallback

14 a 16/05 - 5º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS EDUCATIVAS: PRÁTICAS, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO




O evento

O 5º Simpósio Internacional de Linguagens Educativas propõe debates, com a participação de especialistas, docentes, discentes, pesquisadores e profissionais em geral de diferentes áreas do conhecimento e de diversas partes do país e do exterior, que discutirão aspectos concernentes ao tema “Práticas, Tecnologia e Inovação”, bem como os desdobramentos que a atividade educacional envolve.

ATENÇÃO: INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

O objetivo geral do 5º Simpósio Internacional de Linguagens Educativas é fomentar e socializar conhecimentos sobre a temática Linguagens Educativas: Práticas, Tecnologia e Inovação.

  • Possibilitar, a partir dos eixos temáticos, reflexões sobre a educação, entendidas, aqui, desde a educação básica até o ensino superior, assim como os processos educativos em ambientes não-formais.
  • Promover um espaço de formação para professores, estudantes de graduação, pós-graduação e de participantes em geral, por meio de trabalhos científicos, palestras e oficinas.

Período

14, 15 e 16 de maio


Mais detalhes

Eixo 1- Práticas educativas, comunicação e tecnologia
Análise das diferentes mídias e seus processos nas práticas educativas vigentes na sociedade do século XXI nos campos comunicacional, educacional, organizacional e tecnológico.

Eixo 2- Formação de professores, políticas educacionais e práticas educativas
As políticas educacionais e suas influências no contexto educacional. Estudos e pesquisas sobre os processos envolvidos na formação (inicial e continuada) de professores inseridos em práticas educativas, de caráter formal e informal.

Eixo 3- Linguagem e literaturas nos processos educativos
Estudos sobre linguagem, práticas educativas e seu viés tecnológico no ensino de língua e literaturas.

Eixo 4 - O Ensino das artes: ações e perspectivas nas diferentes linguagens artísticas
Metodologias, ações, políticas públicas, espaços e tendências de inovação nas diferentes linguagens artísticas.

Eixos 5 – Ambientes educativos e sociedade
Situações e propostas abrangendo ambientes educativos que relatem ou proponham processo de interação com a sociedade.

Eixo 6 - Memória, cultura e poder
Estudo das manifestações culturais e de poder nas relações sociais, com ênfase em sexualidade e gênero, analisadas na construção de suas memórias (escritas ou patrimoniais) e nas práticas educativas.

Eixo 7- Educação e psicologia
Aspectos psicoeducacionais envolvidos nos processos educativos com ênfase nas relações entre desenvolvimento e aprendizagem.

Modalidades de trabalho

  • Pôster
  • Comunicação Oral

Categorias dos trabalhos

  • Pesquisa concluída
  • Pesquisa em andamento
  • Relato de experiência

Os melhores trabalhos serão indicados para publicação na revista científica Mimesis.

02/02/15 a 15/03/15: período de inscrições de trabalhos.

22/03/15 a 28/03/15: envio dos pareceres para os autores.

29/03/15 a 05/04/15: período de revisão e envio, pelos autores, dos trabalhos aprovados.

10/04/15: divulgação dos trabalhos aprovados.

*Todas as apresentações acontecerão no dia 14/05/2015, a partir das 14h.

  • A recepção, avaliação e aceite para apresentação e publicação dos trabalhos estão condicionados à prévia inscrição e pagamento por todos os autores.
  • Não haverá limite para inscrição de trabalhos, independente da modalidade.
  • Não haverá limite no número de autores dos trabalhos.
  • Trabalhos não aprovados pela Comissão Científica não poderão ser reenviados e não serão aceitas solicitações de reavaliação.
  • Serão publicados nos Anais todos os resumos expandidos dos trabalhos aprovados pela Comissão Científica.
  • Serão emitidos certificados dos trabalhos aprovados e apresentados, seguindo a ordem dos autores neles expressos.
  • A inscrição de trabalhos no 5º Simpósio Internacional de Linguagens Educativas será vinculada ao envio de Resumo Expandido.


Programação

13h: Credenciamento - Bloco J

14h às 17h: Comunicações Orais (Clique Aqui) e Apresentação de Pôsteres (Salas do Bloco J)

19h às 22h: Conferência de abertura

 

Prof.ª Dra. Daniela Melaré Vieira BarrosFlag_of_Portugal.svgCurrículo
Universidade Aberta - Portugal

Palestra: “Novos Cenários para as Práticas Educativas: Tecnologia e Inovação”

Características e elementos dos novos cenários para a docência no evoluir das tecnologias. A inovação com as tecnologias como aspecto diferenciador no trabalho das práticas educativas. Novas tendências, terminologias e perspectivas da educação com as Tecnologias.

Local: Auditório João Paulo II - Bloco J - presencial

Local: Auditório Clélia Merloni - Bloco J - transmissão simultânea

* Programação sujeita à alteração.

9h às 12h: Palestras

Prof.ª Dra. Kátia Cristina Stocco SmoleCurrículo
Consultora dos PCNs para o Ensino Médio na disciplina de Matemática
• Palestra: “Avaliação praticada na escola: questões para pensar”
Local: Auditório João Paulo II  - Bloco J

Daniel Igarashi da Cruz
Diretor da MStech
• Palestra: “Tecnologia da Educação: envolvendo pais, estudantes e professores”
Local: Teatro Veritas

Prof. Esp. Carlos PiattoCurrículo
Diretor dos Sistemas de ensino SER e MaXi
• Palestra: “ENEM: desafios atuais”
Local: Auditório Clélia Merloni - Bloco J

14h às 17h: Oficinas

Isaura Guzmán Guilarte
Diretora artística e maître-coreógrafaCurrículo
• Oficina: “Aula Prática de Balé” - Metodologia da Escola Cubana de Balé aplicada ao biotipo do bailarino brasileiro e Objetivos Gerais do Método Cubano.
Local: Sala de Expressão Corporal - K

Prof.ª Dra. Ana Júlia Perrotti Garcia
Tradutora, Professora e PalestranteCurrículo
• Oficina: “Audiodescrição, princípios básicos e âmbito de atuação para tradutores”- Além de conhecer as bases da Audiodescrição, sua terminologia específica e quais são os campos de atuação para tradutores, os participantes irão fazer exercícios práticos de sensibilização e de técnica de AD de imagens estáticas, para que possam compreender quais são as habilidades necessárias para quem quer começar a se aprofundar nessa área.
Local: Sala de Vídeo

Prof.ª M.ª Gislaine Rossler Rodrigues Gobbo
Diretora na Educação Infantil e Professora Universitária - Currículo
• Oficina: “Contar e encantar: o desenvolvimento do leitor e da imaginação com as histórias” - O livro infantil como objeto cultural, apresentando a distinção entre contação ou reconto de histórias da transmissão vocal e propondo a partir do contato com as histórias o desenvolvimento do leitor, da imaginação e do desenho infantil.
Local: J204

Prof.ª Esp. Giovana de Oliveira GobetCurrículo
Professora Universitária da USC
• Oficina: “Teatro de animação aplicada à didática”
Local: E15 - Lab de Geologia

Prof.ª Esp. Maria Cecília da Silva Gomes
FonoaudiólogaCurrículo
• Oficina: “Saúde Vocal do Professor” - A oficina propõe o conhecimento do mecanismo da produção da voz normal, prevenção de abusos vocais, aprimoramento da voz como instrumento de trabalho.
Local: J306

Prof.ª Dra. Regina Célia Paganini Lourenço FurigoCurrículo
Psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da USC
• Oficina: “Contos de fadas, adolescência e sexualidade” - Esta oficina visa dar a oportunidade ao participante da ambiência nos contos de diferentes origens como recursos que podem ser associados ao trabalho terapêutico, pedagógico e institucional, enriquecendo e ampliando o alcance de sua atuação profissional, além de constituírem-se em recursos valiosos na promoção da inclusão e do respeito à diversidade. Através do embasamento teórico-vivencial fornecido, a partir das pesquisas mais recentes dentro do campo da Mitologia Simbólica de base analítica, esta oficina focalizará de forma lúdica e ampla a questão da Sexualidade na Adolescência.
Local: J210

Prof.ª Esp. Flávia Leme HirokiCurrículo
• Oficina: “Jogos teatrais em sala de aula” - A Oficina trabalhará junto aos participantes algumas noções de jogos teatrais utilizados por atores e diretores da cena atual com enfoque de enriquecer o repertório artístico e lúdico do professor em sala de aula. O foco será o JOGO TEATRAL estimulando cada participante a uma apropriação de ludicidade, improvisação,processo criativo e trabalho em grupo.
Local: J308

Prof.ª M.ª Maewa Martina Gomes da Silva e Souza
Professora e Doutoranda em Educação, na linha da Educação EspecialCurrículo
• Oficina: “Construindo um ambiente inclusivo: estratégias de mudanças nas concepções de deficiência e atitudes sociais de alunos e professores em relação à inclusão” - Com a proposta de criar um ambiente escolar inclusivo, serão apresentados técnicas, recursos e estratégias para propiciar sentimentos de acolhimento à diversidade, visando à construção de sentimentos e atitudes mais positivos e de um ambiente escolar mais acolhedor.
Local: J212

Prof.ª M.ª Fernanda Oscar Dourado Valentim
Pedagoga e Mestre em Educação pela Unesp/MaríliaCurrículo
• Oficina: “Avaliação Pedagógica e o aluno com deficiência intelectual” - Trata sobre as questões da avaliação da aprendizagem do aluno com deficiência intelectual, realizada pelo professor da sala regular de ensino, sobre a necessidade de adequações e suas possibilidades.
Local: J214

Prof.ª M.ª Larissa Helena Zani Santos de Carvalho
Psicóloga, Doutoranda em Psicologia e Professora da USCCurrículo
• Oficina: “Manejo comportamental em sala de aula com aluno aluno com transtornos do espectro autista” - O objetivo desse mini curso será de realizar uma caracterização dos quadros dos TEA (Transtorno do Espectro Autista), discussão sobre função de comportamento e manutenção de problemas de comportamento, bem como estratégias para manejo de problemas de comportamento que possam ocorrer dentro da sala de aula e no contexto escolar.
Local: J216

Profª Ma. Salete Regiane Monteiro Afonso
Psicóloga e Professora da USCCurrículo
• Oficina: “Transtorno do Espectro do Autismo e Inclusão Escolar” - O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) vem sendo constantemente discutido no meio acadêmico e, de certa forma, assuntos desta natureza tem sido mais veiculado e apresentado à população. No entanto, um aumento significativo do diagnóstico desta condição tem chamado a atenção para complexidade do tema. No caso específico da inclusão escolar destas pessoas, também tem sido observado um aumento de matrículas em escolas comuns. Assim, acredita-se que há necessidade de se conhecer mais sobre esta questão, a fim de serem discutidas e repensadas as práticas pedagógicas.
Local: J222

Prof. Everton Vieira Barbosa
Pesquisador bolsista FAPESP e Mestrando em História (UNESP/Assis)Currículo
• Oficina: “Inovando o ensino: Recursos tecnológicos personalizados à prática pedagógica” - Nesta oficina buscaremos conhecer o conceito de Sistema Personalizado de Ensino e dialogar sobre alguns recursos tecnológicos disponíveis, refletindo suas possibilidades de uso na prática pedagógica.
Local: Lab. de Informática F12

Prof. Esp. Uirá Abondanza Kuhlmann
Diretor da "Música e Movimento”Currículo
• Oficina: “Jogos musicais para a sala de aula” - Através de inúmeros jogos utilizando o corpo, movimento, voz, criação, objetos (copos, bolas, bambolês) e instrumental miúdo de percussão e sopro diversas dinâmicas totalmente praticas serão realizadas para a repertorização e a capacitação dos professores da rede. Atividades e brincadeiras musicais realizadas em rodas serão o centro das propostas, mas diversas possibilidades da educação musical ativa serão visitadas dialogando entre a investigação sonora, a música folclórica, a utilização de objetos e principalmente a reflexão do universo da criança e seu comportamento com a linguagem da música.
Local: Sala E-16

Mário Ghio Junior, CEO da Abril EducaçãoCurrículo
Prof. Me. Celso Antunes, Educador e Escritor
• Fórum de Gestores – Específico para Rede Sagrado e Coordenadores USC
Local: Auditório Clélia Merloni - Bloco J

Tonia CasarinCurrículo
Diretora do projeto “O Líder em mim”
• Palestra: Inteligência Emocional e Liderança
Local: Teatro Veritas

19h às 22h: Palestras

Prof. Dr. Luiz Carlos CagliariCurrículo
Prof. Titular pela Unicamp e Adjunto pela UNESP
• Palestra: O que é ensinar português: da alfabetização à pós-graduação - O que os professores de português sabem de linguística do português? Passando pela história das ideias linguísticas e levando em conta o que e como se ensina português, pode-se fazer uma análise crítica da situação de ensino, desde a alfabetização até o que se ensina na pós-graduação. Mais do que uma meditação é um exame de consciência de nossa prática como professores.
Local: E-2

Prof.ª M.ª Maria Inês Miqueleto
Coordenadora Pedagógica, Professora, Orientadora de Estudos do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PACTO)Currículo
• Palestra: “Instrumentos de Acompanhamento das Aprendizagens dos Alunos e Formação Docente” - O Projeto vencedor na "Categoria Gestor Nota 10" da Fundação Victor Civita, da 14ª edição - 2011. O papel do Coordenador Pedagógico na formação dos professores em serviço.
Local: Auditório Clélia Merloni - Bloco J

Prof.ª Dra. Ana Júlia Perrotti Garcia
Tradutora, Professora e PalestranteCurrículo
• Palestra: “Tradução técnica-científica: múltiplos espaços para quem quer se tornar tradutor” - A partir de sua experiência com traduções técnicas, a palestrante apresentará aos participantes diferentes espaços de atuação, tipos de trabalho e peculiaridades de cada um. Ao final, haverá um tempo para responder as perguntas. De caráter prático e autêntico, essa palestra mostrará aos presentes como expandir seu campo de trabalho, aumentar seus rendimentos e consolidar sua prática profissional.
Local: E-1

Prof. Me. Marcos Meier
Marcos Meier é professor de Matemática, Psicólogo e Mestre em Educação. Comentarista em rádio e TV a respeito de educação de filhos, relacionamento e desenvolvimento da inteligência. Além disso, é escritor de sucesso e um dos maiores especialistas brasileiros na Teoria da Modificabilidade Estrutural Cognitiva de Reuven Feuerstein, a famosa Teoria da Mediação da Aprendizagem, cursado em Jerusalém, Israel.
• Palestra: “Aprendizagem significativa e a função docente”
Local: Auditório João Paulo II  - Bloco J

Prof. Me. Thiago Granja Belieiro
Professor universitário da Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente – UnoesteCurrículo
• Palestra: “Nova história cultural: apontamentos para nova linguagem no ensino de História” - A palestra visa apresentar de maneira teórica as principais correntes da Nova História Cultural, bem como, pensar a aplicação dos temas e metodologias de pesquisa dessa vertente historiográfica no ensino de história no nível médio e fundamental.
Local: O-11

Prof. Dr. Luiz Roberto Dante
Luiz Roberto Dante é livre-docente em Educação Matemática pela Unesp – Rio Claro, SP; doutor em Psicologia da Educação: Ensino da Matemática, pela PUC-SP; mestre em Matemática pela USP. Atualmente ministra cursos e palestras sobre aprendizagem e ensino da Matemática para professores do Ensino Fundamental e Médio e escreve livros didáticos e paradidáticos de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio pela Editora Ática.
• Palestra: “Formação de educadores de Ciências da Natureza e Matemática”
Local: Teatro Veritas

* Programação sujeita à alteração.

9h às 11h: Conferência de encerramento

alexandre ventura

 

 

Prof. Dr. Alexandre Ventura
Prof. do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro em Portugal Flag_of_Portugal.svg

Palestra"Nada Substitui um bom professor"

Local: Auditório João Paulo II  - Bloco J - presencial
Local: Auditório Clélia Merloni - Bloco J - transmissão simultânea

* Programação sujeita à alteração.


Investimento

Alunos, funcionários e professores da USC e Sagrado - Rede de Educação R$ 50,00
Alunos externos R$ 80,00
Profissionais R$ 150,00

IMPORTANTE: a garantia da sua vaga está condicionada ao pagamento do boleto. Inscrições não pagas serão desconsideradas e as vagas serão liberadas para outros participantes.

 

Contato

simposiointernacional@usc.br
Telefone: (14) 2107-7000 / 7398 (8h às 12h – 13h às 18h)

 

Transporte

Transporte Coletivo Urbano - Saiba Mais!

Empresas de Taxi
- Nivaldo Taxi: (14) 3016-2725 / 99772-1310 - Saiba Mais!
- Taxi Bauru: (14) 3018-3230 / 99116-1350 - Saiba Mais!

Alimentação

A USC possui restaurante e lanchonetes dentro do campus. Saiba mais sobre cardápio e horários de funcionamento, clicando aqui!

 

logos5sile221



Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/eventos/5-sile



Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2021 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro