USC realizou semana de estudos para seus professores

Foram reuniões dos cursos, oficinas e palestras para aperfeiçoamento e preparação dos docentes

Prof.ª M.ª Daniela Luchesi, Diretora do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas; Prof.ª Dra. Rosilene Frederico Rocha Bombini, Coordenadora Pedagógica; Prof.ª Dra. Irmã Ilda Basso, Vice-reitora e Pró-reitora Acadêmica; Prof. Dr. Paulo Eduardo Oliveira; Prof.ª Dra. Irmã Susana de Jesus Fadel, Reitora; Prof.ª M.ª Irmã Jucélia Melo, Pró-reitora de Extensão e Ação Comunitária; Prof.ª M.ª Irmã Ana Cristina Távora de Albuquerque Lopes, Diretora do Centro de Ciências da Saúde; Prof.ª Dra. Eveline Ignácio da Silva Marques, Diretora do Centro de Ciências Humanas e Prof. M.e Alexandre de Oliveira, Coordenador Acadêmico e Administrativo.

A Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou, de 16 de janeiro a 3 de fevereiro, a     42ª edição da Semana de Estudos do Corpo Docente (SECoD), que é a preparação dos professores para o ano letivo com reuniões dos cursos, oficinas e palestras.

Neste ano, o tema do evento foi “Metodologias ativas de aprendizagem: um novo jeito de ensinar, um novo jeito de aprender” e contou com minicursos de extensão, ministrados on-line. Também foram realizadas reuniões de planejamento, oficinas, palestras e mesa-redonda, presenciais, com os temas: recursos teatrais para professores, mapas conceituais, aprendizagem e projetos, aprendizagem e problemas, uso da voz, desafios contemporâneos do trabalho docente em sala de aula e uso da lousa digital.

A abertura oficial do evento, na quarta-feira (01/02), contou com a presença do Prof. Dr. Paulo Eduardo Oliveira, de Curitiba (PR), que ministrou palestra sobre a temática principal do evento.

Durante a cerimônia, a Prof.ª Dra. Irmã Susana de Jesus Fadel, Reitora, também falou a todos os professores presentes sobre a importância da formação que é passada a cada um dos estudantes usqueanos. “É necessário perceber o sério compromisso que temos como educadores, no sentido de estarmos comprometidos com a formação de pessoas, de profissionais que atuarão em uma sociedade marcada por adversidades e mudanças do presente e incertezas do futuro. Todos nós temos o mesmo desafio, que é a formação do estudante para que seja um profissional, não só competente, mas que entenda as questões sociais, culturais e econômicas da sociedade contemporânea e se comprometa a propor soluções para ela, à luz dos valores cristãos”, ressaltou em um dos pontos do seu discurso, que também agradeceu a todos pelo trabalho realizado na Universidade.

A SECoD terminou nesta quinta-feira (02/02) com a mesa-redonda “Desafios contemporâneos do trabalho docente em sala de aula: perspectivas em discussão, composta pelos professores usqueanos M.e Roger Marcelo Martins Gomes,  Dra. Silvana Nunes Garcia Bormio, Dra. Andréia Melanda Chirinéa, Dra. Ketilin Mayra Pedro e Dr. Dariel de Carvalho.

Confira algumas fotos da 42ª SECoD:

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/usc-realizou-semana-de-estudos-para-seus-professores