Evento contou com palestras e mesas-redondas sobre os temas: Ambiente e Tecnologia, Diversidade Biológica e Ecologia e, ainda, Saúde, Ambiente e Sociedade
A Universidade do Sagrado Coração (USC) promoveu, nos dias 30 e 31 de maio, o Congresso Paulista de Ciência e Tecnologia Ambiental 2016 (CPCTA-2016), uma iniciativa dos pesquisadores do Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), associação que há 50 anos propulsiona atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida.
O congresso cujo tema central focou na perspectiva “Superando o presente e escrevendo o futuro”, contou com palestras e mesas-redondas que abarcam os temas: Ambiente e Tecnologia; Diversidade Biológica e Ecologia e Saúde, Ambiente e Sociedade.
O evento contou com a participação de todos os docentes e discentes do programa de Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia Ambiental da USC, além de docentes e estudantes da Universidade. Também contou com a participação de pesquisadores, discentes e docentes de outras instituições e programas do gênero, bem como de representantes do setor privado e setor público.
O congresso propiciou ainda o lançamento da Revista Enviromental, um veículo de publicação exclusivamente digital da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da instituição, que recebe contribuições com resultados originais de pesquisa, trabalhos de revisão, divulgação de novos métodos e técnicas e assuntos gerais relacionados à Ciência e Tecnologia Ambiental no âmbito da prática de pesquisa e estudos interdisciplinares.
Já a seção de apresentação de trabalhos do congresso premiou os cinco melhores trabalhos expostos durante o evento.
Confira a classificação dos trabalhos:
O 1º Lugar foi dividido por 3 trabalhos:
2º lugar: “Citotoxicidade mediada por metilmercúrio e dioxina em células-tronco mesenquimais”, das autoras, Mariana L.Sanches, Cintia K. Tokuhara e Camila Peres-Buzalaf.
3º Lugar: “Produção de etanol utilizando efluentes da indústria de alimentos”, dos autores Kaiky C. Amaro, Luiz Carlos S. Junior, Beatriz A. Tavares e Márcia R. M. Chaves
4º Lugar: “Estudos hidrodinâmicos em uma fazenda de tilapicultura no reservatório de Chavantes, SP”, dos autores Izabele Dugolin Zarpelão, Renata T. A. Minhoni e Gianmarco S. David
5º Lugar: “Efeitos da exposição de pré-púberes à baixas doses de metilmercúrio e bisfenóis policlorinados associados na morfologia e no número de chromatoid body nas espermátides redondas”, dos autores: Mariana S Garcia, Dra. R. L Peruquetti, Wilson A Orcini e Juliana E. Perobelli.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.