USC realiza ação em comemoração ao Dia da Árvore

150 mudas foram plantadas no Centro de Progressão Penitenciária III, de Bauru, por 10 reeducandos

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado hoje (21/09), a Universidade do Sagrado Coração (USC), por meio do Grupo de Ecologia Vegetal Aplicada (GEVA), realizou o plantio de 150 mudas nativas no Centro de Progressão Penitenciária “Prof. Noé Azevedo” (CPP III) de Bauru, em parceria com o Viveiro Aciflora.

As mudas foram plantadas na Fazenda do CPP III por 10 reeducandos, junto aos professores da USC, Dr. Marcos Siqueira e Dra. Beatriz Antoniassi, o estudante de mestrado Christopher Cardoso e equipe Aciflora, com o objetivo de aumentar a área verde no local e criar um corredor ecológico, dando sequência à ação realizada pelo Projeto Plantando Sorrisos 3, realizado em maio deste ano, em que foram plantadas 500 mudas nativas. “Sendo o CPP um lugar com muitos reeducandos, eles podem fazer a manutenção dessas plantas e, com isso, o sucesso dessa futura floresta é praticamente garantido, porque eles estarão monitorando constantemente a área”, ressaltou Marcos, idealizador do Projeto.

A ação, além de celebrar o Dia da Árvore, foi um momento de integração. “O objetivo é trazer os reeducandos para a integração com a sociedade e mostrar para eles que podem fazer algo para a mesma. E hoje, no Dia da Árvore, queremos incentivá-los e trazer um pouco mais desse momento de alegria”, disse Beatriz, parceira do Projeto.

Para o Dr. Alex dos Santos Souza, Diretor Técnico III do CPP, este tipo de parceria é muito importante. “A participação do plantio, ainda que simbólico, de 150 mudas, tem um valor muito importante na recuperação do indivíduo, porque demonstra um respeito à natureza e o quanto é importante a preservação do meio ambiente”, disse.

O reeducando R.G.O. participou do plantio e reconhece a importância da ação para o meio ambiente. “Eu acho muito bom o projeto, pois faz parte da cidadania e do meio ambiente. Para nós, estar plantando e fazendo o cultivo é importante, pois abre espaço para outras pessoas também cultivarem as plantas e até mesmo aproveitar esse trabalho lindo que está sendo realizado na unidade.”, frisou.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/usc-realiza-acao-em-comemoracao-ao-dia-da-arvore