150 mudas foram plantadas no Centro de Progressão Penitenciária III, de Bauru, por 10 reeducandos
Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado hoje (21/09), a Universidade do Sagrado Coração (USC), por meio do Grupo de Ecologia Vegetal Aplicada (GEVA), realizou o plantio de 150 mudas nativas no Centro de Progressão Penitenciária “Prof. Noé Azevedo” (CPP III) de Bauru, em parceria com o Viveiro Aciflora.
As mudas foram plantadas na Fazenda do CPP III por 10 reeducandos, junto aos professores da USC, Dr. Marcos Siqueira e Dra. Beatriz Antoniassi, o estudante de mestrado Christopher Cardoso e equipe Aciflora, com o objetivo de aumentar a área verde no local e criar um corredor ecológico, dando sequência à ação realizada pelo Projeto Plantando Sorrisos 3, realizado em maio deste ano, em que foram plantadas 500 mudas nativas. “Sendo o CPP um lugar com muitos reeducandos, eles podem fazer a manutenção dessas plantas e, com isso, o sucesso dessa futura floresta é praticamente garantido, porque eles estarão monitorando constantemente a área”, ressaltou Marcos, idealizador do Projeto.
A ação, além de celebrar o Dia da Árvore, foi um momento de integração. “O objetivo é trazer os reeducandos para a integração com a sociedade e mostrar para eles que podem fazer algo para a mesma. E hoje, no Dia da Árvore, queremos incentivá-los e trazer um pouco mais desse momento de alegria”, disse Beatriz, parceira do Projeto.
Para o Dr. Alex dos Santos Souza, Diretor Técnico III do CPP, este tipo de parceria é muito importante. “A participação do plantio, ainda que simbólico, de 150 mudas, tem um valor muito importante na recuperação do indivíduo, porque demonstra um respeito à natureza e o quanto é importante a preservação do meio ambiente”, disse.
O reeducando R.G.O. participou do plantio e reconhece a importância da ação para o meio ambiente. “Eu acho muito bom o projeto, pois faz parte da cidadania e do meio ambiente. Para nós, estar plantando e fazendo o cultivo é importante, pois abre espaço para outras pessoas também cultivarem as plantas e até mesmo aproveitar esse trabalho lindo que está sendo realizado na unidade.”, frisou.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.