USC promoveu curso de tratamento de feridas

Treinamento integra as ações do Projeto Pró Saúde, realizado pela Universidade em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Bauru

A Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou, entre os dias 8 e 13 de dezembro, mais um treinamento vinculado ao Projeto Pró Saúde. Nesta etapa, aproximadamente 70 funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de Bauru, entre enfermeiros e auxiliares de enfermagem, receberam capacitação na área de tratamento de feridas.

O curso foi ministrado pela Prof.ª Dra. Márcia Aparecida Nuevo Gatti, professora dos cursos do Centro de Ciências da Saúde e Coordenadora da Área de Concentração em Saúde Coletiva do Mestrado em Odontologia da USC. Durante as aulas, foram abordados conteúdos relacionados à fisiologia da cicatrização de feridas, tratamento e reabilitação de pacientes com úlceras venosas, arteriais, neuropáticas e traumáticas de membros inferiores, entre outros.

O encontro promoveu, ainda, a troca de experiências entre profissionais da rede pública e estudantes do curso de Enfermagem, que também estavam presentes nas aulas e puderam debater questões voltadas à humanização do atendimento, à promoção da participação dos familiares dos pacientes no processo de tratamento, propostas de integração de serviços em caso de feridas diferenciadas, além do compartilhamento de técnicas relativas à confecção de curativos.

Mais sobre o Pró Saúde

O Projeto Pró Saúde faz parte de um convênio firmado entre a USC e o Ministério da Saúde, com o objetivo de ampliar a visão de profissionais graduados e de estudantes para a percepção da dinâmica entre saúde e doença, de modo a capacitá-los para a realização do planejamento de ações que se comprometam com a consolidação do Sistema Único de Saúde.

Por meio da integração com a Secretaria Municipal de Saúde de Bauru, a USC promove, periodicamente, treinamentos e capacitações para os servidores municipais, com a participação de docentes e estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Terapia Ocupacional.

Nesse processo, os profissionais da rede pública contam com serviço de orientação e atualização voltados às demandas do município, e os estudantes têm acesso à formação dinâmica, interdisciplinar e articulada, com a possibilidade de vivenciar a prática em diferentes cenários e instâncias da promoção da saúde e prevenção e reabilitação das doenças.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/usc-promoveu-curso-de-tratamento-de-feridas