O evento é um dos mais tradicionais em Bauru, integrado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)
A Universidade do Sagrado Coração (USC) participou hoje (21) da 13ª Festa da Ciência de Bauru, evento que reuniu experimentos produzidos pela comunidade científica de Bauru e região e foi realizado no Recinto Mello de Moraes. A festa recebeu estudantes, professores e moradores de Bauru.
A Festa da Ciência de Bauru é um dos mais tradicionais eventos integrados à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), organizada nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A edição de 2016 trouxe como tema geral a “Ciência alimentando o Brasil” e será realizada até o dia 23 de outubro.
A USC participou da Festa com cinco projetos voltados para a temática proposta, entre eles, o curso de Ciências Biológicas, com a atividade sobre educação alimentar e nutricional, na qual os alunos têm a oportunidade de identificar alimentos apenas com o toque; o curso de Engenharia Química com a hidrelétrica produzida por eles; o curso de Farmácia com a utilização do leite na produção de queijo, na qual foi apresentada toda a produção do queijo e os processos envolvidos. O curso de Nutrição apresentou o “Projeto Mesa Brasil”, que trabalha com a reutilização de alimentos produzindo, por exemplo, brigadeiro feito de mandioca e doce verde feito com couve e, ainda, trouxe um bolo feito da biomassa da banana verde.
A coordenadora do curso de Relações Públicas e representante da Universidade na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Prof.ª M.ª Penélope da Silva Santos, fala da importância da participação dos estudantes e da USC na Feira. “É uma oportunidade que temos de expor os projetos desenvolvidos pelos estudantes em diversas áreas. O mais interessante é que a cada ano nós temos uma temática diferente, então procuramos adequar os projetos que são desenvolvidos pela USC e atender a temática do evento.”, diz.
A estudante do 3º ano do curso de Nutrição, Raquel Bertolaccini Bastos, contou como é participar da Feira. “É muito interessante ver as reações das crianças ao olharem um doce verde feito de couve ou um brigadeiro de mandioca. É algo que ninguém pensa em fazer e é muito importante, pois são formas diferentes de usar os alimentos e de ensiná-los sobre o reaproveitamento.”, diz.
Penélope Santos e o coordenador do curso de Ciência da Computação, Prof. M.e Patrick Pedreira Silva participaram da Comissão Organizadora da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia representando a USC. Desde o começo do ano, a Comissão realiza reuniões de preparação do evento junto às instituições participantes.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.