USC desenvolve projeto com grupo de pais adotivos há 14 anos

Na semana dedicada ao incentivo à adoção, Universidade celebra as conquistas do projeto e participa da campanha #WorldAdoptionDay (Dia Mundial da Adoção)

Na semana oficial em comemoração ao “Dia Mundial da Adoção” (9 de novembro), a Universidade do Sagrado Coração (USC) comemora os resultados obtidos com um projeto que trabalha com pais adotivos desde 2001. O “Transformando nós em laços”, que surgiu de uma demanda considerável de pais adotivos que buscavam auxílio na Clinica de Psicologia da Universidade, é desenvolvido por estudantes e professores do curso e tem como objetivo o acolhimento dos pais e filhos no encorajamento para lidar com preconceitos relacionados à formação da família adotiva.

O trabalho de professores e estudantes tornou-se conhecido na cidade de Bauru e região, o que permitiu parcerias com o Fórum da cidade, grupos e ONG´s ligados à adoção no Brasil. “Dentro deste tema estão surgindo outras necessidades, como a de trabalhar com casais que se encontram em espera para adoção e com crianças que vivem institucionalizadas em abrigos”, comenta a Prof.ª M.ª Thelma Santos, coordenadora da Clínica de Psicologia da USC.

O grupo para pais adotivos funciona com o grupo familiar incluindo pais, irmãos e demais envolvidos no contexto de adoção. Os atendimentos são semanais, executados por estudantes que se encontram devidamente preparados para lidar com contextos específicos da adoção e que, por meio de supervisões de professores, buscam estratégias para acolher e lidar com diferentes situações sobre adoção e, acima de tudo, auxiliar esta família mostrando que a adoção não faz uma família diferente, mas, completa.

O atendimento no projeto é gratuito e os interessados podem se inscrever na Clínica de Psicologia Aplicada da USC (Bloco K) que funciona das 8h às 22h. A USC fica na Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil, Bauru – SP. Os telefones para contato são: (14) 2107-7049/7050.

Dia Mundial da Adoção

A campanha “Dia Mundial da Adoção” (World Adoption Day) foi instituída para celebrar a data e movimentar as redes sociais durante essa semana, com o objetivo de um mundo sem órfãos.

Para participar basta desenhar uma carinha sorridente em sua mão, tirar uma foto e postar nas redes sociais usando as hashtags #WorldAdoptionDay e #DiaMundialdaAdoção.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/usc-desenvolve-projeto-com-grupo-de-pais-adotivos-ha-14-anos/?p=6429