Universidade do Sagrado Coração promoverá pesquisa com portadores da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

A pesquisa é fruto do projeto de Mestrado em Fisioterapia da estudante Aline Neves Paez; Para sua realização, estão sendo realizadas a seleção e avaliação de voluntários

Prof.ª Dra. Bruna Varanda Pessoa Santos e Aline Neves Paez

A estudante do Programa de Mestrado em Fisioterapia da Universidade do Sagrado Coração (USC), Aline Neves Paez, está desenvolvendo seu projeto “Registros das posturas e de movimentos da cabeça, tronco superior e braços e limitação nas atividades de vida diária em pacientes com DPOC”, sob orientação do Prof.ª Dra. Bruna Varanda Pessoa Santos.

Para realização da pesquisa, estão sendo realizadas a seleção e avaliação de voluntários. O público-alvo da pesquisa são homens e mulheres portadores da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), acima de 50 anos, ex-fumantes ou pessoas que se enquadrem em fatores de risco para doenças pulmonares, como quem apresenta tosse ou falta de ar. Os voluntários serão avaliados por meio do teste de função pulmonar, avaliação da composição corporal e das atividades de vida diária.

Os objetivos do estudo são avaliar e comparar o registro das posturas e dos movimentos da cabeça, tronco superior e braços adotados durante a realização das atividades de vida diária em pacientes com DPOC e indivíduos saudáveis. Não haverá nenhum custo financeiro para os participantes, sendo que poderão desistir a qualquer momento da pesquisa.

Serviço

Informações e inscrições pelo telefone (14) 2107-7199 ou e-mail: alinepaez@hotmail.com.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/universidade-sagrado-coracao-promovera-pesquisa-com-portadores-da-doenca-pulmonar-obstrutiva-cronica-dpoc/?p=6429