Projeto em parceria com o Museu da Pessoa e Sesc tem pesquisadores do UNISAGRADO

Os recém-formados historiadores Guilherme Foganholo e William Henrique realizam pesquisa de campo no projeto "Memórias do Comércio"

Egressos do curso de História do UNISAGRADO, Guilherme Dias Foganholo e William Henrique dos Reis Carneiro realizam pesquisa do projeto "Memórias do Comércio em Bauru", uma parceria entre o Museu da Pessoa, de São Paulo, o Sesc e outras entidades da cidade, que tem o objetivo de resgatar e preservar a memória local, além de registrar os diferentes rumos que a atividade comercial traz. O lançamento do projeto foi realizado no dia 06 de fevereiro e as docentes do curso de História, Profa. Dra. Flavia Ariello e Profa. Dra. Lourdes Feitosa, prestigiaram o evento.

Planejando iniciar a Pós-Graduação em "História, Cultura e Poder" no UNISAGRADO, Carneiro conta como é produzida a pesquisa de campo dentro do projeto e quais são as próximas atividades a serem realizadas. "Nós mapeamos inicialmente o centro da cidade de Bauru, onde o desenvolvimento da ferrovia trouxe um fluxo de pessoas muito grande e que se estabeleceu aos seus redores. A pesquisa conta com entrevistas cedidas pelos comerciantes e comerciários, contando as suas motivações para o comércio, a história de sua loja e o mais importante, a história de sua vida e de suas experiências. Posteriormente, iremos às vilas mais próximas, como a Vila Falcão e Bela Vista, regiões antigas que abrigava casas de quem trabalhava na ferrovia. Depois, expandiremos ao Mary Dota e outras localidades mais afastadas do centro que também influenciam diretamente o desenvolvimento da cidade e da sociedade bauruense.", pontua.

Além disso, o egresso destaca a importância do projeto, já que cada entrevista traz um olhar diferente do indivíduo sobre a realidade. "Através do uso da história oral, se torna possível vermos as minúcias individuais de cada pessoa e como ela percebe o seu redor. É importante olharmos ao nosso redor e tentar encontrar elementos de continuidade com o passado, de legados e de permanências na nossa história. Nós, como seres sociais, transformamos o físico, o concreto, as disposições das ruas. Desta forma, alteramos o nosso comportamento social. Os monumentos são frutos das escolhas dos nossos antepassados e testemunhas do contexto da época. Portanto, procurarmos os vestígios e as especificidades de cada região nos permitem tecermos os fios de nossas vivências que marcam as nossas tradições profundas e a maneira como somos no hoje.", ressalta.

Já Foganholo, Pós-Graduando em "Antropologia e Patrimônio Histórico" pelo UNISAGRADO, conta que participar da pesquisa tem sido uma experiência singular, tendo em vista a aprendizagem através dos métodos e tecnologias desenvolvidos pelo Museu da Pessoa. "Acredito que o projeto seja muito relevante para a memória da sociedade em geral, para os comerciantes e comerciários e para as futuras gerações. A história local faz parte de todos nós, faz parte de nossas raízes. O UNISAGRADO foi muito importante em minha formação como historiador e devo muitos agradecimentos ao corpo docente e ao departamento de História, eles me tornaram um historiador e abriram as portas para que eu pudesse fazer parte de um belo e inovador projeto como esse do Museu da Pessoa.", conclui.

Sobre o Sesc

Mantido pelos empresários do comércio de bens, turismo e serviços, o Sesc - Serviço Social do Comércio é uma entidade privada que tem como objetivo proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida aos trabalhadores deste setor e sua família. Sua ação é fruto de um sólido projeto cultural e educativo que trouxe, desde a criação em 1946, a marca da inovação e da transformação social. No estado de São Paulo, o Sesc conta com uma rede de 43 unidades operacionais – centros destinados à cultura, ao esporte, à saúde e à alimentação, ao desenvolvimento infantojuvenil, à terceira idade, ao turismo social e a demais áreas de atuação. Este patrimônio forma um conjunto arquitetônico de múltiplas linguagens e influências, constituído a partir da contribuição de nomes como Lina Bo Bardi, autora do Sesc Pompeia, e Paulo Mendes da Rocha, responsável pelo Sesc 24 de Maio.

Sobre o Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa é um museu digital e colaborativo fundado em São Paulo em 1991, com o objetivo de registrar, preservar e transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão. Com um acervo de mais de 18 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados, o Museu da Pessoa é um importante acervo do patrimônio imaterial cultural e histórico do Brasil, protegendo as expressões culturais da sociedade brasileira através de histórias de vida. Com o patrocínio do BNDES, o Museu da Pessoa deu início ao seu projeto de expansão, que visa a ampliação de acesso, conservação de acervo e disseminação da sua metodologia, e prevê o lançamento do seu novo posicionamento e plataforma digital para o início de 2020. Enquanto isso, as pessoas podem acessar seu o acervo clicando aqui.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/9693-projeto-em-parceria-com-o-museu-da-pessoa-e-s.html?ano_registro_diploma_dou=2019+-+2
Tags: UNISAGRADO, Egressos, História, Memória do Comércio, Sesc, Museu da Pessoa