Pastoral da Universidade realiza Missa Campal pelos 125 anos do IASCJ

Existente desde 1894, mantenedora da USC celebra 125 anos de missão

No dia 30 de maio de 2019, o Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), mantenedora da Universidade do Sagrado Coração (USC), comemora 125 anos de sua fundação. A programação incluiu uma Missa Campal, promovida pela Pastoral da Universidade (PdU), em frente à rampa de acesso dos blocos CDE.

Presidida pelo Pe. Adinam Ronieri da Silva, a Missa contou com a participação de cerca de 200 pessoas e propôs reflexões sobre o significado da vida e obra da bem-aventurada Clélia Merloni. Ressaltou o ambiente universitário como um novo areópago e a razão de ser da USC como campo de evangelização e ocasião para tornar o Coração de Jesus mais conhecido e amado. Comparou o Sl 148 com a vida de Clélia Merloni:Da vossa glória estão cheios o céu e a terra”. Em tudo a Bem-aventurada Clélia Merloni buscou amar e fazer amado o Sagrado Coração, não obstante todas as tribulações e provas que enfrentou em sua vida. Ao final augurou que o lema do IASCJ seja inspiração à vida de todos os presentes: “A caridade de Cristo nos impele”. Segundo Roniere, mais do que o amor do Senhor que nos impele, segundo sua interpretação, somos chamados a amar aquilo que o Senhor ama.

Cada usqueano foi convidado a sentir-se parte desta história. Como motivação, foi realizada a procissão de entrada com a idade de cada curso presente na IES, lembrando as muitas experiências vivenciadas e aquelas que ainda estão por vir, agradecendo a presença constante do Patrono, o Sagrado Coração de Jesus, e de Madre Clélia, nossa fundadora.

Ao final da Celebração, na certeza de que cada um faz parte desta história, foi feita a entronização de novos quadros do Sagrado Coração de Jesus e da bem-aventurada Clélia Merloni nos seguintes setores: Centro de Humanas, Centro da Saúde, Centro de Exatas, 03 Salas dos professores, Biblioteca, Central de Atendimento, Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), Clínica de Educação para Saúde (CEPS), Clínica de Psicologia, Clínica de Fisioterapia e Clínicas de Odontologia I e II. Outros setores serão contemplados ao longo do ano.

A coordenadora da PdU, Irmã Márcia Assis, reforça o convite para as próximas Missas e ressalta que a participação de todos em momentos especiais como este é fundamental para que a integração seja efetiva. “No dia 30 de maio de 1894, a Bem Aventurada Clélia Merloni  deu início ao sonho que Deus havia colocado em seu coração e esta obra perdura até os dias de hoje com grande vitalidade. Neste momento restaurador em nossa semana, contemplamos as maravilhas que Deus faz na vida daqueles que têm altos ideais e buscam não apenas interesses pessoais, mas o bem da humanidade. Perguntemos também nós a Jesus: Senhor, que queres que eu faça? E respondamos ao chamado divino dirigido a cada um de nós. Nestes 125 anos do IASCJ reconheçamos: nós também fazemos parte desta história. Que a missão do Instituto continue dando muitos frutos e nós possamos fazê-lo crescer ainda mais”, conclui.

Sobre o IASCJ

Fundado por Madre Clélia Merloni em 1894, em Viareggio, Itália, o IASCJ dedica-se à educação, à assistência à saúde, à pastoral catequética, ao serviço social, à espiritualidade e às atividades missionárias, com o compromisso de, como os Apóstolos, tornar conhecido e amado o Coração do Divino Mestre. No Brasil, desde 1900, o IASCJ organiza-se em diversas unidades responsáveis por realizar a missão em diferentes regiões. Para desenvolver seu compromisso educacional, a USC conta com o apoio da mantenedora - IASCJ/Província de São Paulo, que é responsável pelo gerenciamento e acompanhamento das obras, com o foco na mesma missão. O Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, com sede em São Paulo, tem como superiora Provincial a Prof.ª Irmã Márcia Cidreira, que é a Chanceler da Universidade do Sagrado Coração.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/8725-pastoral-da-universidade-realiza-missa-campal.html?p=6429
Tags: USC, PdU, Missa, 125 anos