Ação de Extensão “Um convite para o brincar: a conscientização da importância do brincar” impactou cerca de 100 pessoas

Brincadeiras como teatro de fantoches, pega varetas, jogo da velha, damas e dominó chamaram atenção dos estudantes

Os estudantes dos cursos de Pedagogia e Terapia Ocupacional da Universidade do Sagrado Coração (USC), realizaram no dia 28 de maio, a ação “Um convite para o brincar: a conscientização da importância do brincar”, em comemoração ao Dia Mundial do brincar. A atividade ocorreu próxima a rampa de acesso dos blocos C,D, E, e na Brinquedoteca.

Na ocasião, os estudantes, abordaram a importância do tema na formação dos diferentes profissionais e em suas práticas como o direito da criança, ferramenta de trabalho interdisciplinar, expressão cultural, social, entre outros, através da apresentação de informativos e atividades de brincar com diversos materiais lúdicos do acervo da clínica de Terapia Ocupacional e criados pelos estudantes envolvidos e Brinquedoteca da Universidade.

Segundo a professora dos cursos de Terapia Ocupacional e Pedagogia, Dra. Lyana Carvalho e Souza, estudos indicam que a partir do brincar, se potencializa a transformação e consolidação das habilidades motoras, psicossociais, capacidade de escolha, resolução de problemas, criatividade, auto expressão, cognição, entre outros. “A experiência do Dia do Brincar possibilitou ao público que participou das atividades, entre eles, a maioria alunos da USC, vivências e desenvolvimento dessas habilidades, momentos de diversão, alívio de estresse gerado pela rotina acadêmica, como o período de provas que estamos vivenciando, além de fomentar o aprendizado voltado a análise do brincar quanto ferramenta de formação”, ressaltou.

A estudante do 4º ano de Terapia Ocupacional, Thaís Elena Silva Granchi, conta que o objetivo da ação era de proporcionar um momento de brincadeiras para os universitários. “Nós da Terapia ocupacional, assim como da Pedagogia e outras profissões,  utilizamos a brincadeira como ferramenta de trabalho e sabemos da importância da ação para um bem estar físico e mental. No início, os alunos ficaram tímidos, mas bastou um começar a brincar que todos se permitiram participar também. A ação também permitiu que pudéssemos falar da importância do brincar e foi gratificante ver os alunos participando”, destacou.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/8724-acao-de-extensao-um-convite-para-o-brincar-a-.html?p=6429
Tags: USC, Dia do Brincar, Terapia Ocupacional, Pedagogia, Extensão