Quatro profissionais da área abordaram diferentes práticas pedagógicas e o cenário de atuação do Pedagogo
A Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou no dia 20 de maio, em comemoração ao Dia Nacional do Pedagogo, uma Mesa-Redonda sobre as propostas pedagógicas realizadas na cidade de Bauru e as possibilidades de atuação do profissional de Pedagogia no mercado de trabalho. O evento contou com a participação de profissionais da área e a presença dos estudantes e egressos de Pedagogia, estudantes de Pós-graduação, bem como da comunidade usqueana.
Na ocasião, a professora da Escola Cisne Real Bauru, Adriane Branco Folkis Pontalti, abordou o Bilinguismo e o ensino de inglês na educação infantil; Bruna Laselva Hamer, idealizadora do “Lá Vou Eu!” - Centro de Cultura, Arte e Educação, apresentou o projeto “Nascente, Educação Viva” pontuando os aspectos positivos de uma Pedagogia que reforça a criatividade e a expressão das crianças; o professor da Viver Escola Waldorf de Bauru, Hélio Gustavo da Silva Andrade, expôs a proposta da Pedagogia Waldorf e seu funcionamento em cada uma das modalidades de ensino; e o Educador Social do Programa Curumim do SESC Bauru, Jorge Cleber Teixeira Neves, abordou aspectos da Educação Não Formal, apresentando que a brincadeira é essencial para a formação do indivíduo, destacando que é com as atividades lúdicas que a criança descobre o mundo, aprende a interagir, resolver problemas, superar desafios e desenvolve a imaginação.
Segundo o coordenador do curso de Pedagogia, Prof. Dr. Carlos Eduardo Candido Pereira, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e aprofundar o conhecimento em temas como: o bilinguismo, que ainda não tem nenhuma legislação nacional educacional, mas que vem sendo praticado com sucesso em várias instituições escolares; ações educativas em espaços não escolares como a Educação Não Formal realizada no SESC pelo projeto Curumim; as ações do projeto Nascente, Educação Viva; além da Pedagogia Waldorf que sucinta curiosidade com suas particularidades de trabalho pedagógico. “Acredito que os alunos tiverem um espaço rico para aprofundar seus estudos com base nas propostas pedagógicas apresentadas no Dia do Pedagogo. Em um contexto político atual, moldado por momentos de tensão, refletir a Pedagogia para além da política, mas focando às ações o profissional foi uma alternativa para valorizar os atuais e futuros profissionais da Pedagogia”, destacou.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.