A importância das Políticas Públicas na sociedade foi a abordagem central da mesa-redonda
A Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou, no dia 28 de março, a Mesa-redonda sobre a Campanha da Fraternidade (CF) 2019 com o tema "Fraternidade e Políticas Públicas", no Auditório Clélia Merloni. Fizeram parte da mesa para debate sobre o tema o Prof. Dr. Bruno Vicente Lippe Pasquarelli, do curso de Relações Internacionais, Prof. M.e Luiz Antonio Lourencetti, do curso de Psicologia, ambos da USC, e Esp. Irmã Adelir Weber, gestora institucional da Sagrado - Rede de Educação – e ecônoma da Província Brasileira Sagrado Coração de Jesus.
O evento foi aberto para a comunidade e refletiu a necessidade das políticas públicas na sociedade, como a garantia dos direitos, da segurança e da ordem. Foram também identificadas as características de formação do ciclo de políticas públicas, e as aplicações das mesmas nos diferentes contextos sociais. Para Pasquarelli, a importância das políticas públicas se enfatiza frente a diversos problemas constantemente enfrentados na questão. “O evento é muito importante para debatermos a temática e a participação dos atores societários na sua formulação e monitoramento. Temos cada vez mais que pensar em maneiras de atuação da sociedade em prol da construção de políticas públicas mais humanitárias, visando o bem-estar e, acima de tudo, a redução das desigualdades”, ressalta.
Campanha da Fraternidade 2019
A Campanha da Fraternidade, deste ano, teve início no dia 6 de março, juntamente com a Quaresma, que são os 40 dias que antecedem a celebração da Páscoa. Com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça”, a CF 2019 objetiva a discussão, conhecimento, conscientização e participação nas Políticas Públicas, desde a formulação das ações e programas até a devida aplicação prevista na Constituição Federal e outras leis brasileiras. De acordo com o Texto-base (p.8) o objetivo geral é “Estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”.
Na USC, além da Mesa-redonda foram e são realizadas outras ações para refletir sobre a CF 2019, como os trabalhos a serem desenvolvidos nas disciplinas de Ética e Cultura Religiosa e o Trote Solidário, que com arrecadações diversas, serão ações concretas para o período da Quaresma.
A Pastoral da Universidade, também, realiza durante o período as 40 práticas quaresmais, no qual a cada dia é proposto um ato de amor ao irmão ou pela própria conversão, como animar a alguém que está triste, limpar o que sujou em casa, entre outras. Essas ações buscam orientar e preparar o indivíduo para a celebração da Páscoa.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.