Atividades em grupo e palestra promoveram integração, união e aprendizado aos 75 participantes
No dia 16 de março, a Pastoral da Universidade, da Universidade do Sagrado Coração (USC), realizou o 3º Encontro Universitário. Com música, integrações, palestra e atividades dinâmicas, 75 estudantes participaram de momentos de reflexões e autoconhecimento.
Para dar início ao Encontro, os participantes foram recebidos em frente ao Anfiteatro E-001, para um momento de apresentação, integração e música. Em seguida, direcionados a um espelho no local, os estudantes foram convidados a refletir sobre os caminhos da vida até então. A Prof.ª M.ª Maria Elisa Gisbert Cury, docente do curso de Psicologia, ministrou a palestra “Inteligência Emocional em Foco”, na qual apresentou as principais definições das emoções, citando diversos teóricos. Questionou, também, sobre as expressões das emoções e a influência das redes sociais digitais no dia a dia.
Em seguida, os participantes foram divididos em grupos, cada qual com uma emoção a ser refletida, para, posteriormente, socializar sobre as experiências da dinâmica. A Pastoral da Universidade (PdU) encerrou as atividades com uma dinâmica e um vídeo, desafiando cada um a olhar para sua própria selfie e alcançar o seu mundo interior, definindo sua emoção em uma palavra e propondo-se a resignificar esta mesma emoção, numa transformação de vida por meio da prática de uma ação de amor diária – entre as práticas desenvolvidas e postadas no Facebook da PdU.
Para a aluna do curso de Pedagogia e estagiária da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) da USC, Franciele dos Santos, a participação foi significativa para que o ano seja positivo. “Acredito que todos que estiveram presentes puderam notar o quão importante é o trabalho da Pastoral na vida universitária. Às vezes, em meio a tantos afazeres acadêmicos, é importante parar e olhar para nós mesmos, nos estabilizarmos emocionalmente. Isso nos foi proporcionado com muito carinho na tarde deste sábado”, conta.
A Coordenadora da PdU, Irmã Márcia Assis, aponta que a integração dos alunos em eventos como o Encontro Universitário é uma grande possibilidade de otimizar as experiências no ambiente acadêmico e também na vida pessoal. “Os encontros são de extrema importância, uma vez que tratam de temas relevantes para os estudantes e contribuem significativamente para sua formação humana. Na reflexão conhecem ainda mais a si mesmos, na partilha se enriquecem e se fortalecem e na abertura encontram maior clareza e segurança para o caminho”, ressalta.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.