Africana se forma em Odontologia na USC

Adhelle Josiane Soares Frederico sempre foi fascinada pela área da saúde e encontrou na Odontologia a oportunidade de ajudar pessoas

Adhelle Josiane Soares Frederico, natural da cidade da Praia, capital de Cabo Verde, acaba de concluir o curso de Odontologia na Universidade do Sagrado Coração (USC). A oportunidade de cursar o ensino superior foi possibilitada pelo Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), que oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento, do qual a USC é parceira.

Assim que terminou o ensino médio, a nova cirurgiã dentista tomou conhecimento do processo seletivo, divulgado pelo Centro Cultural do Brasil e pela Direção Geral de Ensino Superior em Cabo Verde. Enviou os dados, realizou a prova Celpe Bras - exame que possibilita a Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros – e entregou o histórico escolar para a análise curricular. E toda a ação foi positiva, uma vez que ela obteve a aprovação. A recém-formada conta que desde a infância era fascinada pela área da saúde, inspirada pelo pai, enfermeiro, e pela dentista Dra. Celina Ayala. “Além disso, um dos meus propósitos de vida sempre foi cuidar de pessoas, então encontrei na Odontologia essa oportunidade”, ressalta.

O período de graduação foi intenso. Se adaptar a um novo país, com cultura e realidades diferentes, a princípio, foi um desafio, mas a formanda conheceu diversas pessoas que passou a considerar como sua própria família e que auxiliaram nesse processo de mudança, como Adriana Furquim, Cátia Fabrício e o Sr. Francisco Furquim. Além disso, o apoio da mãe Adelaide, familiares e amigos de Cabo Verde, renovava suas forças a cada dia. A USC, também, teve um papel imprescindível na formação  como profissional  e como ser humano. “A universidade dispõe da melhor infraestrutura, material, corpo docente e funcionários, bem como, a busca constante pela harmonia entre a Pesquisa, Ensino e Extensão, conciliando com a formação social e humana de cada Usqueano”, relembra.

O maior sonho da formanda é ingressar em uma residência na Área de “Cirurgia Bucomaxilofacial e Traumatologia”, na qual terá a oportunidade de trabalhar diretamente em hospitais. “Nesse momento  é  esse o meu plano, seguir a área  de cirurgia oral, estudando sempre, para me aprimorar cada vez mais!”, afirma. Para isso, Adhelle já deu o próximo passo e ingressou no Aperfeiçoamento em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da USC, que enriquecerá seu currículo e conhecimentos para a futura residência.

Devolvendo a saúde e autoestima ao paciente

Um momento que marcou muito positivamente sua vida acadêmica foi durante o estágio supervisionado quando, ao realizar um atendimento na clínica integrada, nas etapas finais de um  procedimento, a paciente chorou de alegria, deu um abraço e agradeceu. “eu fiquei perplexa, pois não tinha percebido que o choro era de alegria, porém, quando percebi, tive a certeza de que escolhi a área certa e que estou no caminho certo. Eu quero ser feliz e, também, ver o mundo feliz, e acredito que o cirurgião-dentista tem a oportunidade de devolver a saúde e a autoestima do paciente e, como consequência, ele será um pouco mais feliz!”, conta.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/8078-africana-se-forma-em-odontologia-na-usc.html?p=6429
Tags: USC, Odontologia, Formanda