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Indígenas de Avaí se formam na USC

Incentivados pelo Projeto de Extensão Identidade Araribá, promovido pela instituição, 3 indígenas conquistaram o sonho do diploma




Patricia Lipu e Ivone Eloi de Lima

A Universidade do Sagrado Coração (USC) encerra a temporada de formaturas 2019 com conquistas importantes, dentre elas a do diploma por 3 indígenas das aldeias de Avaí – SP. Graças a bolsas concedidas pela USC com o objetivo de favorecer o acesso da população indígena ao ensino superior, bem como sua permanência e formação, mais de 400 pessoas já se beneficiaram de forma direta. 

Dentre os 3 indígenas formados através do Projeto Identidade Araribá, estão Patricia Lipu e Ivone Eloi de Lima, que participaram da Sessão Solene de Colação de Grau do curso de Pedagogia no dia 15 de janeiro. Ambas escolheram o curso devido à carência de professores com graduação na Aldeia Indígena Tereguá, onde vivem 35 famílias das etnias Terena e Tupi-Guarani e onde residem. Além disso, elas se identificavam com o curso e sonham, futuramente, auxiliar no aprendizado dos alunos da sua comunidade. “Essa conquista que eu tive é um bem maior não só para mim, mas para minha família e comunidade indígena Tereguá. Posso dizer que eu sou vencedora!”, comenta Lipu. 

A Pedagogia pode contribuir de modo efetivo nas comunidades indígenas, a partir da formação de pedagogos nativos das próprias aldeias, permitindo assim uma maior identificação dos alunos com o professor e um ensino que leve em consideração os hábitos e a cultura indígena. “Um pedagogo indígena ao absorver os conteúdos na Universidade pode aprofundar, trabalhar e desenvolver técnicas específicas para a cultura indígena. O olhar dele pode ser um diferencial na própria aldeia,” expõe o Prof. Dr. Carlos Eduardo Candido Pereira, coordenador do curso de Pedagogia da USC. 

Todavia, não apenas a comunidade indígena obtém ganhos na formação de integrantes das aldeias, mas a Universidade também, uma vez que é possível a troca de vivências e aprendizados de duas realidades diferentes. Para Lipu e Lima, os sonhos não param por aí, elas desejam continuar os estudos através da pós-graduação. “Temos que estudar, ir em busca de conhecimento, para que possamos lutar cada vez mais pelos nossos direitos. Somos capazes e podemos ter qualquer profissão que jamais deixaremos de ser indígenas”, ressalta Lima.    

O Projeto Identidade Araribá tem grande aceitação na comunidade indígena, tanto que no vestibular 2019 que aprova candidatos com interesse de iniciar os estudos neste ano, 18 indígenas prestaram a prova e dos que foram aprovados, 5 já estão com vaga de bolsas integrais garantidas para iniciar a graduação. Para o coordenador do projeto, Prof. Me Cleiton José Senem, que também é coordenador do curso de Psicologia, “a Universidade oferecendo esse espaço e oportunidade de graduação em diversos cursos, contribui diretamente nas necessidades das comunidades indígenas, que necessitam de profissionais das mais diversas áreas para suprir as necessidades da própria comunidade”, ressalta.    


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/8009-indigenas-de-avai-se-formam-na-usc.html?p=6429
Tags: USC, Pedagogia, Formaturas


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