Coordenador da USC tem estudo publicado em revista e livro internacionais

Durante seu Doutorado, Richtier Gonçalves da Cruz, do curso de Gastronomia, desenvolveu trabalho sobre o potencial antioxidante da acerola

Richtier Gonçalves, Júlia Zocca Nunes de Barros e Tainá Perez Pontes

O coordenador do curso de Gastronomia da Universidade do Sagrado Coração (USC), Prof. Dr. Richtier Gonçalves da Cruz, desenvolveu um estudo sobre o potencial antioxidante da acerola. O trabalho foi recentemente publicado na revista inglesa de alto impacto na área, Food Chemistry, e em um capítulo sobre oleogéis no livro “Termodinâmica do equilíbrio de fases em Engenharia de Alimentos”, publicado pela maior editora de literatura médica e científica do mundo, a Elsevier

O trabalho, intitulado “Comparison of the antioxidant property of acerola extracts with synthetic antioxidants using an in vivo method with yeasts” (no português, “Comparação da propriedade antioxidante dos extratos de acerola com antioxidantes sintéticos utilizando um método in vivo com leveduras”), foi realizado durante o doutorado do docente, e teve como objetivo analisar o potencial antioxidante da acerola e compará-lo com antioxidantes sintéticos utilizados em alimentos industrializados e cosméticos, indicados por alguns estudos como produtos que causam danos à saúde de seres humanos e animais. As pesquisas evidenciaram um alto poder antioxidante da acerola em diversos sistemas oxidativos, especialmente no uso de células de Saccharomyces cerevisiae (levedura utilizada na produção de bebidas alcoólicas e pães) e no estudo da oxidação em diferentes compartimentos celulares, realizado na Universidade da Borgonha em Dijon, na França.

No capítulo “Phase equilibrium of organogels” (no português, “Equilíbrio de Fase de oleogéis”) do livro “Termodinâmica do equilíbrio de fases em Engenharia de Alimentos”, é analisado o uso de oleogéis (mistura de um óleo comum com um agente estruturante que dê a ele um aspecto de gel) na substituição de gorduras saturadas em diversos tipos de alimentos, desde embutidos até produtos lácteos, passando ainda por aspectos da gastronomia molecular - ciência dedicada ao estudo dos processos químicos e físicos relacionados à culinária.

Pesquisa interdisciplinar

Os estudos  do coordenador continuam em novos projetos. No segundo semestre desse ano, orienta um trabalho de Iniciação Científica da aluna do terceiro ano de Biomedicina, Júlia Zocca Nunes de Barros, e do aluno Gustavo Rodrigues, do segundo ano do curso de Nutrição. O estudo a ser realizado falará sobre a avaliação do Efeito Fotoprotetor e Antioxidante de Extratos de Acerola e Urucum, coletando amostras de acerola e urucum maduros e extraindo dessas matrizes seus extratos para análise em espectrofotômetro, para determinar a quantidade de antioxidante presente nessas matrizes e a sua capacidade fotoprotetora.

Após, serão confeccionados biofilmes de féculas de mandioca para análises comparativas, e serão adicionados os extratos de acerola e urucum na confecção de outros biofilmes com a base de mandioca. “Partindo desse conceito de mudança de estilo de vida da população, pensei em aplicar o resultado da Iniciação Científica ao TCC, que estou realizando em parceria com a Tainá Perez Pontes, também aluna do terceiro ano de biomedicina, avaliando o efeito fotoprotetor do extrato que se mostrou mais promissor no resultado da Iniciação Cientifica, sobre culturas de células de pele expondo - as a condições diversas, simulando o que a nossa pele se expõe diariamente, e desenvolver um protetor solar com o extrato que seja capaz de retardar os efeitos oxidativos, como o envelhecimento”, conta Barros.

“O objetivo principal será avaliar o efeito foto protetor e antioxidante de extratos de urucum e acerola por métodos in vitro e como embalagens comestíveis em alimentos. O projeto começou em setembro deste ano e tem seu término previsto para julho de 2019”, ressalta o coordenador.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7850-coordenador-da-usc-tem-estudo-publicado-em-re.html?p=6429
Tags: USC, Gastronomia, Biomedicina, pesquisa