USC celebra Dia do Índio com mesa-redonda sobre a educação escolar

A discussão foi pautada na realidade vivida nas Terras Indígenas de Araribá, em Avaí-SP

A Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou, no dia 27 de abril, a mesa redonda “Educação Indígena: Sonhos e Desafios”, em comemoração ao Dia do Índio. A mesa foi composta por Thiago de Oliveira, professor indígena e coordenador pedagógico na escola indígena da comunidade de Nimuendajú, em Avaí-SP; Irineu Nje’a, membro titular e representante do Estado de São Paulo no Conselho Nacional da Educação Escolar Indígena (CNEEI) e membro titular do Conselho de Segurança Alimentar (CONSEA) de Bauru-SP; e Anildo Lulu, Professor na comunidade Tereguá, em Avaí-SP, que debateram sobre a educação escolar indígena na realidade das Terras Indígenas de Araribá, em Avaí-SP.

Sob a mediação do professor M.e Cleiton José Senem, coordenador do curso de Psicologia e do projeto de extensão Identidade Araribá, os integrantes discutiram princípios garantidos pela Constituição Federal em relação à educação escolar indígena e que foram reafirmados a partir da implantação da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (1996), tais como: a educação escolar bilíngue e intercultural, a elaboração de um currículo e um projeto pedagógico próprio, a necessidade de elaboração de material didático e a formação específica para professores. Também, foi debatida a colaboração ativa e efetiva das comunidades indígenas de todo o Brasil na II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (CONEEI), em que foram apresentadas mais de oito mil propostas para a consolidação dos direitos de educação escolar para os povos indígenas.

De acordo com Senem, o projeto de extensão da USC e a parceria com os povos indígenas dão visibilidade à história e cultura do povo indígena. “Sempre estamos promovendo eventos na USC para discutir e celebrar a cultura indígena de forma singular. Lembro-me de que era muito comum apenas assistirmos apresentações culturais ou apenas contemplarmos os artesanatos indígenas. Porém, queremos mais e fizemos questão de dar voz ao povo indígena que, generosamente, está conosco para discutir os sonhos e desafios da educação escolar, a partir da realidade brasileira e das terras de Araribá”, disse.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7227-usc-celebra-dia-do-indio-com-mesa-redonda-sob.html?p=6429
Tags: USC, mesa-redonda, dia do índio