Debate abordou os Direitos Autorais em projetos acadêmicos, profissionais e pessoais
No dia 09, a Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou o evento “Plágio na Comunicação em Ambiente Digital”. O objetivo foi abordar questões sobre o compartilhamento e réplica de conteúdos sem créditos autorais e fontes, assim os cursos de Comunicação promoveram uma mesa-redonda com produtores de conteúdo e advogado para debaterem sobre o tema.
Os organizadores Profª. Mª. Mayra Fernanda Ferreira e Prof. M.e Vitor Pachioni Brumatti identificaram a importância do debate sobre o plágio com os alunos pela problemática do tema em discussão, principalmente sobre a autoria no ambiente digital.
Ao longo da noite, os palestrantes Alessandro Paveloski e Giselle Castilho Hilário Bonomo apontaram características comuns em trabalhos acadêmicos que se classificam como violação de direitos autorais, como a conclusão de um trabalho sem apresentar fontes e bibliografia. Para os alunos, relataram também casos de plágio na comunicação nos últimos anos.
O professor de Legislação em Comunicação, M.e Fabio José de Souza, apresentou aos alunos a Lei 9.610, que defende os autores originais e produtores de conteúdo através dos Direitos Autorais. Com o Artigo 184 do Código Penal – “Copiar essas ideias sem a permissão do autor é crime, pois isso configura uma forma de roubo e roubar ideias é plágio, e plágio é crime. Na lei existem algumas especificações sobre o crime de plágio” – reforçou aos presentes que qualquer desenvolvimento de trabalho científico ou acadêmico baseado em produtos de outros autores deve ser identificado e dado os devidos créditos ao fim.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.