Facebook Pixel Fallback

USC recebe José Pacheco na 6ª edição do SILE

“O mundo possível passa pela sala de aula” será apresentado no segundo dia do evento



O 6º Simpósio Internacional de Linguagens Educativas (SILE) será realizado na Universidade do Sagrado Coração (USC) entre os dias 17 e 19 de maio e receberá o Prof. Dr. José Pacheco no dia 18. Com a palestra “O mundo possível passa pela sala de aula” apresentará uma comunicação dialógica sobre a compreensão do mundo possível e desejável dentro da sala de aula que ainda não é praticado, propondo um diálogo originado a partir de perguntas para permitir que as respostas possam ser debatidas de acordo com a necessidade do público presente.

O tema apresentado pelo palestrante partilha uma prática teorizada, para que o público possa perceber que algumas mudanças em suas práticas são capazes de reelaborar a cultura, tanto pessoal quanto profissional. Para ele, eventos como o SILE são necessários para uma significante melhoria na educação brasileira. “É evidente que nunca será demais promover eventos desta natureza. Desde que deixem marcas, desde que permitam, efetivamente, contribuir para o desenvolvimento da educação”, enfatizou.

Mestre em Ciências da Educação, especialista em Música e Alfabetização, e fundador da Escola da Ponte, José Francisco de Almeida Pacheco é educador e pedagogo, nascido em Porto, Portugal. Foi pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal, além de ter coordenado diversos projetos e pesquisas. Coordenou, inclusive, o projeto “Fazer a Ponte”, que o levou a ganhar alguns prêmios, entre eles: “Excelência Acadêmica” e “Experiências Inovadoras no Ensino”. É também indutor de mais de 100 projetos de nova educação no Brasil, colaborador voluntário no Projeto Âncora, uma ONG em Cotia – SP, e participa da Rede de Inovação do Sesc Nacional, além de ser autor de livros e artigos sobre educação e um grande dinamizador da gestão democrática.

Sobre o SILE

O SILE tem em sua programação conteúdos atuais e relevantes, somando seis palestras, 11 minicursos, 24 horas de conteúdo exclusivo, em três dias de oportunidades para atualização profissional. Receberá pesquisadores, especialistas, professores e acadêmicos para discutir diferentes abordagens que contemplam o cotidiano escolar das instituições escolares, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), práticas e metodologias de ensino, formação de professores e políticas educacionais.

A programação do Sile conta com nomes de destaque no cenário da educação internacional, como Júlio Furtado, idealizador do canal Sala dos Professores e autor de vários livros; Antonio César Russi Callegari, membro do Conselho Nacional de Educação, onde é Presidente da Comissão de Elaboração da Base Nacional Comum Curricular, Relator da Comissão de Formação de Professores e do Custo Aluno Qualidade; Mozart de Melo Alves Junior, que trabalha a tecnologia em sala de aula tendo em vista a geração de alunos cada vez mais conectados; Miguel Gonzáles Arroyo, ex-secretário adjunto de educação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, onde coordenou e implantou a proposta político-pedagógica "Escola Plural"; a Prof.ª Dra. Irmã Jacinta Turolo Garcia, ex-reitora da USC; e Debora Cristina Jeffrey, Livre-Docente na área de Política Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O Sile se consagra como o maior da área da educação no interior do estado. Como tema principal, trabalhará o cotidiano escolar, com suas teorias e práticas na perspectiva da BNCC, documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).

Ainda dá tempo!

Para os pesquisadores, o evento recebe até 10 de abril trabalhos para serem publicados nos formatos de comunicação oral e pôster, com apresentação de pesquisa concluída, em andamento e relato de experiência, este último específico de práticas das escolas de Educação Básica. Os interessados poderão realizar a submissão em seis eixos temáticos, sendo eles: Práticas educativas, comunicação e tecnologia; Formação de professores, políticas educacionais e práticas educativas; Linguagem e literaturas nos processos educativos; O ensino das artes; Ambientes educativos e sociedade; Memória, cultura e poder e Educação e currículo. Os três melhores trabalhos serão premiados com Certificado de Honra ao Mérito.

Para o público participar como ouvinte, as inscrições estão abertas e são limitadas.

Serviço

O 6º Simpósio Internacional de Linguagens Educativas (SILE) será realizado entre os dias 17 e 19 de maio na USC. As inscrições poderão ser feitas pelo site www.usc.br/sile2018. A USC fica na Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil, Bauru-SP. Mais informações pelo telefone (14) 2107-7324 / 7398 e e-mail: extensao@usc.br.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7006-usc-recebe-jose-pacheco-na-6-edicao-do-sile.html?p=6429
Tags: USC, SILE, Eventos


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro