Egressas de Biomedicina da USC são aprovadas em Aprimoramento

Samara e Rafaela ingressaram no programa de Saúde Pública do Instituto Lauro de Souza Lima

Duas egressas do curso de Biomedicina da Universidade do Sagrado Coração (USC) ingressaram em Programa de Aprimoramento. Rafaela Rodrigues de Lima (graduada em 2016) e Samara Costa Tavares (graduada em 2017) tiveram aprovação no processo seletivo do Programa de Aprimoramento em Saúde Pública do Instituto Lauro de Souza Lima.

A Comunicação da USC conversou com as egressas e perguntou sobre a graduação e os seus desafios. Elas, também, compartilharam suas experiências no processo seletivo e contaram um pouco sobre os fatores que marcaram suas trajetórias acadêmica e profissional e possibilitaram a aprovação. Confira!

Contem pra gente um pouco sobre as atividades que serão desenvolvidas em cada Programa.

Samara: No instituto existe o atendimento médico de prevenção e tratamento de doenças dermatológicas e para ajudar nos diagnósticos são feitos diversos exames laboratoriais nos setores como micologia, mico bacteriologia, anatomia patológica/biologia molecular, imunologia, biossegurança em laboratório entre outros, portanto, vou acompanhar e auxiliar a rotina desses setores ao longo de um ano.

Rafaela: Como é um Aprimoramento em Laboratório de Saúde Pública, passamos em todos os laboratórios existentes no Instituto, onde entramos em contato com as técnicas usuais e com os avanços tecnológicos dentro da parte laboratorial.

Quanto ao processo seletivo, como foi?

Samara: O processo seletivo foi composto por prova com 50 questões de múltipla escolha seguida por entrevista e análise curricular. Fiz a prova com tranquilidade, mas fiquei nervosa com a entrevista, e depois por quase dois meses fiquei na expectativa pelo resultado e muito contente quando vi meu nome na lista de aprovadas.

Rafaela: Na primeira fase, de avaliação teórica, fiquei nervosa quando vi muitos candidatos, mas estava preparada. A entrevista foi tranquila, mas saliento a importância de aproveitar as coisas que a universidade oferece dentro da graduação.

Por que optaram pelo Programa? De onde surgiu o interesse?

Samara: Foi a partir dos estágios obrigatórios da USC que conheci o Instituto Lauro de Souza Lima e através dos funcionários e colegas que fizeram o aprimoramento em outros anos, fiquei sabendo do processo de seleção. A biomedicina é uma área muito ampla e o Aprimoramento em Saúde Pública do Instituto permite contato tanto com a teoria e prática em análises clínicas quanto com diversas áreas e técnicas de pesquisa, essa variedade de experiência me chamou a atenção.

Rafaela: Já tinha feito estágios obrigatórios e não obrigatórios no Instituto durante a graduação, e foi nesse meio tempo que surgiu meu interesse pelo programa. Nele há muitos profissionais excelentes que estão dispostos a complementar da melhor forma possível a bagagem adquirida durante a graduação. O Aprimoramento te deixa pronto para seguir a área acadêmica ou para o mercado de trabalho.

Qual a contribuição da USC neste processo?

Samara: O apoio e dedicação, tanto profissional quanto pessoal dos professores foram muito importantes, pois eles sempre incentivaram muito a busca por projetos além da graduação, então sempre me esforcei em aproveitar toda infraestrutura da universidade para amparar minha formação.

Rafaela: A USC sem dúvida foi a chave da porta de entrada para o programa. Toda a bagagem de conhecimento que adquiri durante a graduação foi excelente e de extrema importância para o processo seletivo. Realmente a USC é uma universidade de excelência.

Para finalizar, se vocês tivessem que dar alguma dica para quem quer prestar algum Aprimoramento, qual seria?

Samara: Se possível, tente conhecer as mais diferentes áreas que sua profissão lhe permite, através de cursos, estágios, eventos, projetos de extensão e pesquisa etc, e então escolha aquela que você goste e se dedique em aprender sobre ela e as oportunidades de aprimoramento, pois há instituições com esse programa por todo o estado.

Rafaela: Aproveitar de todas as maneiras possíveis tudo que a USC oferece e se preparar para o processo, pois o aprimoramento agrega (e muito!) na vida profissional e pessoal.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/6991-egressas-de-biomedicina-da-usc-sao-aprovadas-.html?p=6429
Tags: USC, Egressos, Biomedicina