USC realizou tradicional Via Sacra

“Memórias de Maria” retratou a trajetória de Jesus até a crucificação contada pelos olhos de sua mãe

A Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou a encenação da sua tradicional Via Sacra, que contou com duas apresentações. Já em sua 15ª edição, a primeira apresentação foi no dia 21 de março (quarta-feira) na Paróquia Coração de Jesus, às 20h, e a segunda no dia 23 (sexta-feira) no Auditório João Paulo II da USC, também às 20h. O objetivo foi recordar a paixão, morte e ressureição de Jesus Cristo. Bauru e região puderam prestigiar, gratuitamente, um dos maiores e mais conceituados espetáculos da encenação de morte e ressurreição de Jesus na cruz. Foram contabilizadas, pela organização, aproximadamente 500 pessoas na plateia.

“Memórias de Maria” foi o tema dessa edição e teve, em sua dramaturgia, traços do teatro épico, caracterizado pelo texto narrativo. Mostrou a trajetória de Jesus até a crucificação contada pelos olhos de sua mãe. As memórias de Maria relembraram essa história por meio de cenas independentes e fora de ordem, com o objetivo de evidenciar certos períodos vividos pela personagem.

A proposta para este ano 2018 da encenação da Via Sacra foi explorar efeitos teatrais de distanciamento, ou seja, deixar visível ao espectador que ele estava diante de uma apresentação teatral. Para isso, durante o espetáculo, as trocas de roupas e de personagens ficaram à mostra e a coxia - um espaço fora de cena, onde os atores se preparam - ficou exposta para ser vista durante a apresentação, como elemento de cena.

Nesta 15ª edição, além da direção geral do espetáculo ter sido feita pelo professor Me. Rafael Marques, 17 alunos dos cursos de Artes Cênicas, Artes, Biomedicina, Letras e Jornalismo compuseram o elenco e estiveram envolvidos com a criação dos cenários, figurinos e maquiagens, e um aluno responsável pela parte técnica, com o propósito de valorizar a arte do ator mais do que efeitos espetaculares.

A produção contou com o apoio da diretora do Centro de Ciências Humanas Ketilin Mayra Pedro, da coordenadora do curso de Artes Cênicas Valéria Biondo e da coordenadora da Pastoral da Universidade Irmã Marcia Assis, responsável por avaliar e aprovar o roteiro que foi baseado em passagens bíblicas. Segundo Marques, o grande desafio da encenação da Via Sacra nesta edição foi recontar uma história antiga na perspectiva da narração de Maria e que, por fim, fosse interessante para o público e também para quem estava fazendo esse roteiro.

Para a Prof.ª Dra. Irmã Susana de Jesus Fadel, Reitora, a encenação da Via Sacra da USC viveu um momento especial, marcado pelo tema e inovações, assim como pela comemoração dos 15 anos. “Além de ser um evento artístico e cultural, de formação dos estudantes, é também um momento de renovação da Fé e de celebrar o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, que vem ao encontro dos valores e a missão da Instituição que realiza uma formação integral. Há 15 anos a USC presenteia á comunidade bauruense com esse momento especial.” completa.

Confira a ficha técnica da Via Sacra “Memórias de Maria”

Texto e direção: Rafael Marques

Assistente de direção: Rodrigo Machado

Atuação:

• Maria: Camila Freitas
  • Jesus: Caio Oliveira

Elenco: Ana Mari, Fabiana Denis, Heloisa Garcia, Lua Ferrarezi, Luciane Prado, Matheus Henrique Pereira, Patrick Garcia, Rhaissa Sabongi,  Thainá Tarda, Thais Ferreira.

Figurino, maquiagem e cenário: o coletivo.

Confira a galeria de fotos:

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/6985-usc-realizou-tradicional-via-sacra.html?p=6429
Tags: USC, Via Sacra