Egressa de Psicologia é aprovada em programa de Aprimoramento

Diana ingressou na área de Psicologia da Saúde na UNESP Botucatu

Diana de Andrade Gabriel, graduada em Psicologia na Universidade do Sagrado Coração (USC) em janeiro de 2018, foi aprovada no programa de Aprimoramento em Psicologia da Saúde na Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP). A egressa fará parte do departamento de Neurologia e Psiquiatria, que se divide em Psicologia Hospitalar e Saúde Mental. Será um trabalho supervisionado e com seminários, o que faz com que em um ano tenha finalizado a especialização em Ciências da Saúde com ênfase em Psicologia da Saúde, e no final do segundo ano conclua como aprimoranda.

Realizará interconsultas (a pedido do paciente ou da equipe) que visam escuta, avaliação, melhor aproveitamento de estrutura hospitalar para favorecer a saúde psíquica e física do paciente. Na área de Saúde Mental, as atividades em ambulatório se dividem em atendimentos grupais com crianças, adolescentes, e seus responsáveis, atendimentos em psicoterapia individuais para crianças, adolescentes e adultos, triagem, diagnóstico e reuniões clínicas com psiquiatras e residentes de psiquiatria, assim como em equipes multiprofissionais.

Para conseguir sua vaga no Aprimoramento em Psicologia da Saúde, Diana passou por duas etapas, sendo a primeira uma prova objetiva e dissertativa (de peso 7), e a segunda uma entrevista acompanhada do curriculum vitae (peso 3). Ao longo de seu período de graduação, teve a chance de se desenvolver com vários materiais bibliográficos que foram essenciais para sua conquista, o que não foi um problema, já que despertou nela o prazer em ler autores como Zimmerman, Aberastury e as Cartilhas do SUS. Superando as dificuldades de conciliar o trabalho com os estudos, compensou a falta de tempo ao longo do dia para atividades extracurriculares e optou por participar de todos os eventos noturnos relacionados à Psicologia, também dentro da Universidade, ao longo da vida acadêmica. Em seu terceiro ano de graduação, conseguiu entrar em um estágio remunerado na Prefeitura de sua cidade, Lençóis Paulista, o que fez toda a diferença no processo seletivo.

“A banca ficou entusiasmada quando falei das experiências dos estágios em triagem, psicomotricidade, psicodiagnóstico, escolar e educacional, organizacional e do trabalho, plantão e abordagem clínica psicanalítica, pois não são todas as universidades que oferecem esses estágios”, contou. Em sua entrevista, diferenciais como suas experiências em estágios obrigatórios relacionados diretamente à área foram fatores que destacaram a aprimoranda entre tantos outros candidatos.

Um dos maiores interesses no meio profissional de Diana era compreender o motivo das pessoas adoecerem, e quais os mecanismos para se reconhecerem como pessoas e tomarem atitudes que faz com que se emancipem do que causa sofrimento. “Ao saber que o Aprimoramento fazia parte do Departamento de Neurologia e Psiquiatria, eu senti que era lá o lugar que eu almejava estar. Passei parte da minha vida acreditando que a medicina era a resposta para os meus questionamentos, até descobrir a psicologia”. Mesmo tendo noção da dificuldade do processo seletivo de Aprimoramento, depositou toda sua confiança em sua paixão pelo estudo da Saúde Mental. “Eu não saí confiante, mas com a sensação de ter vivenciado da melhor maneira possível todas as oportunidades que tive durante a graduação.”

A graduada sente imensa gratidão pelo Corpo Docente da Universidade do Sagrado Coração. “Meus professores me ensinaram a acreditar na Psicologia e ser instrumento de transformação para uma sociedade mais consciente e justa”. Aponta também a importância da estrutura da Universidade, fazendo com que sua formação fosse humanizada, rica em conhecimento e com várias oportunidades de aprender.

Aos que buscam ingressar em programas de Aprimoramento, Diana deixa a dica: “Se apropriem de bons autores e de livros que são referências diante da escolha que pretendem seguir. Se esforcem para aproveitarem todas as oportunidades que a universidade oferece, e se deem a oportunidade de adquirir conhecimento fora da universidade, assim como aprofundá-los. É muito importante ter bom embasamento teórico para fazer a diferença na prática, e experiências de práticas são muito valiosas”.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/6977-egressa-de-psicologia-e-aprovada-em-programa-.html?p=6429
Tags: Egressa, Psicologia, Aprimoramento