As atividades foram desenvolvidas no Jardim Europa e estão livro “Nutrição Funcional e Sustentabilidade: alimentando um mundo saudável”, da Dra. Valéria Paschoal
Prof.ª M.ª Maria Grossi Machado, Prof.ª Dra. Roseli A. Claus Bastos Pereira e Dra. Valéria Paschoal
As professoras do curso de Nutrição da Universidade do Sagrado Coração (USC), M.ª Maria Grossi Machado e Dra. Milene Peron Rodrigues Losilla, junto ao grupo de estagiários do Estágio Supervisionado em Nutrição em Saúde Pública, tiveram as ações realizadas no Projeto Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs) publicadas no livro “Nutrição Funcional e Sustentabilidade: alimentando um mundo saudável”, da Dra. Valéria Paschoal.
O Projeto é realizado com a comunidade do Jardim Europa, em Bauru, visando a promoção da nutrição saudável e funcional, além da sustentabilidade no local, através da elaboração de receitas e realização de oficinas culinárias com as chamadas PANCs, ou seja, plantas que podem ser utilizadas como alimento, mas não é disponibilizado como tal, sendo elas desde sementes até frutas, que variam de região para região.
Nas oficinas, os estudantes selecionavam algumas PANCs e ensinavam aos moradores receitas práticas e nutritivas, incentivando o consumo saudável e sustentável com receitas como frango com óra-pro-nóbis, suco de laranja com mastruz ou com moringa, panqueca de taioba, chá e geleia de hibisco.
Para a professora Maria, ações como essa são importantes tanto para a saúde quanto para o desenvolvimento da economia local. “O estágio promove a nutrição e a sustentabilidade com plantas que são comestíveis e nutricionalmente viáveis para a população conseguir se alimentar com hortaliças e plantas do local que eles mesmos cultivam e consomem. Com isso, a comunidade não tem gastos com feiras e supermercados e podem fazer a venda para pessoas do local, gerando renda”, explicou.
O livro tem como principal abordagem a relação entre os pilares da Nutrição Funcional e os conceitos de Sustentabilidade. O conteúdo apresenta uma reflexão sobre a produção e consumo de alimentos mais sustentáveis, fatores essenciais para a segurança e o poder alimentar, bem como proteção ao meio ambiente. “No livro, os estudantes contaram a história da participação na comunidade do Jardim Europa e falaram sobre a promoção da nutrição saudável e funcional, além da sustentabilidade no local”, ressaltou.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.