Ana Vitória Cardoso Xavier de Castro agora é residente em Assistência Cardiorrespiratória da Faculdade de Medicina da USP
Ana Vitória Cardoso Xavier de Castro acabou de se formar em Fisioterapia na Universidade do Sagrado Coração (USC) e conquistou o primeiro lugar no Programa de Residência Multiprofissional em Assistência Cardiorrespiratória da Faculdade Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), que tem a duração de dois anos e visa capacitar o profissional para atuar na área da assistência cardiorrespiratória e na circulação extracorpórea, empregada durante a cirurgia cardiovascular.
Para ingressar no Programa, Ana Vitória passou por um rigoroso processo seletivo composto por duas fases, sendo a primeira uma prova objetiva e a segunda, dividida em duas etapas, uma prova dissertativa e a análise curricular presencial. “Esse Programa de Residência tinha apenas uma vaga para Fisioterapia. Apenas três pessoas passaram para a segunda fase e apenas eu fui convocada para a matrícula”, explica.
Durante a Residência, a fisioterapeuta terá atividades práticas monitoradas com os pacientes portadores de diferentes afecções cardiopulmonares que requerem tratamento clínico-cirúrgico e assistência cardiorrespiratória no período pré, trans e pós-operatório de cirurgia cardiovascular e pulmonar, realizadas nas unidades ambulatoriais, centro cirúrgico, recuperação cardíaca e unidades de terapia intensiva do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Para escolher a área de atuação, a egressa passou por algumas disciplinas e estágios na USC. O interesse pela área de cardiorrespiratória surgiu durante a graduação. “Durante as aulas teóricas, os conteúdos das disciplinas de cardiologia, respiratória e cardiorrespiratória me chamavam muita atenção. Foram as que eu mais gostei”, contou.
Além das atividades em sala de aula, a vivência prática na Universidade foi fundamental para sua decisão. “Tive a certeza que queria seguir a carreira na área hospitalar quando iniciei os estágios externos e na própria Clínica de Fisioterapia da universidade, onde pude realizar projetos de extensão desde o primeiro semestre e, além de tudo, me deu uma base excelente, com professores muito qualificados, o que me ajudou muito no desempenho das provas.”, disse.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.