Larissa Margato Rinaldi agora é residente em Saúde do Adulto do Idoso na Unesp de Botucatu e acredita que o diferencial para essa conquista foi participar de atividades fora da sala de aula
A egressa do curso de Psicologia da Universidade do Sagrado Coração (USC), Larissa Margato Rinaldi, foi aprovada no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu, onde desempenhará atividades profissionais em unidades de atenção básica, ambulatorial e hospitalar.
Na Residência, as atividades serão realizadas por meio de ações de abordagens coletiva e clínica individual, com competência técnica, humanística e ética, assim como de integração de equipes de planejamento em Saúde do Adulto e do Idoso em níveis municipal, regional e nacional.
Em entrevista com Larissa, a comunicação da USC perguntou sobre a graduação e como ela foi base fundamental para a conquista. Ela compartilhou sua experiência na Universidade e garantiu que o diferencial para sua aprovação nas etapas de análise de currículo e entrevista durante o processo de seleção foi a participação em projetos de extensão e estágios extracurriculares. Confira!
USC: Conta pra gente como foi o processo seletivo.
Larissa: A primeira etapa foi a prova, depois teve a análise de currículo, que foi um pouquinho trabalhoso de juntar todos os certificados (ainda bem que tinha bastante, rs) e fazer meu currículo na plataforma lattes. A etapa final foi a entrevista. Eu estava um pouco nervosa, mas quando entrei na sala as entrevistadoras foram tão simpáticas e se mostraram tão abertas que fui me soltando e tagarelei um monte! Consegui falar um pouco de tudo que eu havia feito durante a graduação e responder as perguntas. Não sai muito confiante não, mas acabou que foi nessa terceira etapa da entrevista que eu tive a maior nota em comparação às outras duas.
USC: E depois de toda essa experiência, que dica você daria para quem quer ingressar em um Programa de Residência?
Larissa: Minha dica é manter a calma, que o que tiver que ser será. Sua parte você já fez. Estude muito! Não digo só pra residência, mas durante toda a graduação. Aproveite todos os materiais e recursos que os seus professores passam, tire suas dúvidas e vá atrás, porque a bagagem que você adquirir durante os anos estudando ajuda e muito na hora de prestar as provas! Ah, outra dica também é aproveitar todas as atividades além das aulas que a Universidade oferece, como os projetos de extensão, estágios extracurriculares, palestras, outras atividades e cursos. Na hora da avaliação do seu currículo isso é um tremendo diferencial. Eu, por exemplo, quando tinha a oportunidade de fazer um estágio extra, fazia. Fiz todos os projetos de extensão que pude e assim fui construindo meu currículo e ganhando conhecimento e experiências enriquecedoras não só para minha vida profissional, mas para a pessoal também.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.