Professora da USC elabora informativo sobre competências digitais e segurança na internet

O material, da Dra. Ketilin Mayra Pedro, é destinado a pais, professores e estudantes, mostrando informações sobre as formas corretas de realizar uma pesquisa, o que pode ou não ser informado on-line, o cuidado com as conversas, amizades virtuais etc

A Prof.ª Dra. Ketilin Mayra Pedro, do curso de Pedagogia da Universidade do Sagrado Coração (USC), lançou um informativo para pais, professores e estudantes sobre a segurança na internet. O informativo é produto de sua tese de Doutorado, desenvolvida na linha de pesquisa Educação Especial, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp de Marília, com orientação do Dr. Miguel Cláudio Moriel Chacon.

Para a elaboração do informativo, a professora realizou uma pesquisa com estudantes superdotados (estudantes que apresentam habilidade acima da média, envolvimento com a tarefa e altos níveis de criatividade) e estudantes com desenvolvimento normal, que na época da pesquisa tinham idade entre 5 e 14 anos. Os resultados mostraram que os entrevistados faziam uso não apropriado e improdutivo das tecnologias digitais. “Foi observado que os estudantes não se preocupam com as fontes de pesquisa utilizadas na internet, acessam qualquer site sem se preocuparem com os roubos de dados e utilizam as redes sociais e aplicativos de comunicação cotidianamente, sendo que raramente preocupam-se com questões relacionadas à segurança digital e privacidade”, comenta Ketilin.

Diante disto, foi elaborado o informativo “Competências Digitais e Segurança na Internet: informativo e orientações para pais, professores e estudantes”, que traz, com linguagem fácil e acessível, informações sobre as formas corretas de realizar uma pesquisa, o que pode ou não ser informado on-line, o cuidado com as conversas e amizades virtuais etc.

O informativo pode ser conferido, baixado e utilizado amplamente, com o objetivo de oferecer subsídios para a utilização segura e produtiva das tecnologias digitais.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O INFORMATIVO!

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/6017-professora-da-usc-elabora-informativo-sobre-c.html
Tags: USC, professores da USC, segurança na internet