Professora e estudantes da USC têm artigo publicado em Revista

O artigo é fruto de pesquisas de Iniciação Científica desenvolvidas, vinculados ao Grupo de Pesquisa Gênero, Sexualidade e Sociedades da Universidade

Ludmilla Puppim Voigt, ex-aluna dos cursos de Pedagogia e História e a estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Sagrado Coração (USC), Melissa Freitas de Almeida, junto à professora do curso de Pedagogia, Dra. Poliana da Silva Almeida Santos Camargo, produziram um artigo científico que foi publicado na Revista EJA (Educação de Jovens e Adultos) em Debate.

O artigo, “Percepções docentes sobre as relações de gênero, os processos de escolarização e a formação docente na EJA”, é fruto de duas pesquisas de Iniciação Científica desenvolvidas pelas estudantes em 2015, sob orientação da Prof.ª Poliana. As pesquisas e o artigo estão vinculados ao Grupo de Pesquisa Gênero, Sexualidade e Sociedades da USC e foram desenvolvidas com docentes que ministram aulas no Centro Educacional de Jovens e Adultos – CEJA e no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos “Presidente Tancredo Neves” – CEEJA de Bauru.

Ainda, no artigo são abordadas concepções de como as relações de gênero influenciam no processo de ensino-aprendizagem dos alunos e das alunas e qual a concepções dos professores e das professoras referente às mesmas. Para Melissa que, na época estava no Ensino Médio e desenvolvia o  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o  Ensino Médio (PIBIC-EM),  o estudo tem uma grande importância social. “Isso nos deu a oportunidade de aprofundarmos o estudo e assim expandirmos os resultados da pesquisa, contribuindo com a sociedade, de forma a fazer com que mais pessoas conhecessem sobre o assunto”, disse.

Para Ludmilla, as contribuições que esta publicação trouxe para sua vida acadêmica e o papel da USC foram fundamentais. “Quando temos o privilégio de encontrar orientadores incansáveis e comprometidos, não temos limites. Agradeço muito a dedicação e o carinho da Professora Dra. Poliana e a parceria da Melissa”, ressaltou.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/6004-professora-e-estudantes-da-usc-tem-artigo-pub.html
Tags: USC, talentos usqueanos