Obra reúne cinco anos de produção científica, com base em mais de duas décadas de experiência profissional
O Prof. Dr. Valdey Suedam, docente da disciplina de Prótese Dentária do curso de Odontologia do UNISAGRADO, lançou no dia 31 de janeiro, durante o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), seu novo livro na área de Prótese Dentária, “Prótese Metal Free”, publicado pela editora Napoleão Quintessence. Resultado de cinco anos de trabalho, a obra reúne experiência clínica, atuação docente, pesquisa e atualização científica.
De acordo com o professor, o livro surgiu a partir de uma necessidade observada na formação dos alunos: “a carência de uma literatura que centralizasse e respondesse, de forma didática, às dúvidas que surgem tanto na graduação quanto em especializações de próteses complexas”.
Segundo ele, existe uma dificuldade de sanar dúvidas relacionadas a sequências clínicas, procedimentos de laboratório e aplicação de materiais, especialmente em casos de maior complexidade com a literatura existente na área de prótese, então o livro “nasceu da necessidade de ter um livro que respondesse todas essas respostas. Era o livro que eu gostaria de ter lido quando eu comecei na minha área de especialidade.”
O projeto teve início em 2020, durante a pandemia. A partir da gravação e transcrição de aulas, o docente estruturou o conteúdo, incorporando dúvidas recorrentes de estudantes e casos clínicos acompanhados ao longo de mais de 20 anos de profissão. Foram quatro anos dedicados à escrita e mais um ano de revisão e diagramação.
Entre os principais desafios, ele destaca a necessidade de traduzir o raciocínio clínico para o formato escrito, mantendo o embasamento científico. “Associar a ciência com a clínica, no papel, é muito difícil. Escrever para ele entender o que ele tem que fazer e por que ele está fazendo, foi a maior dificuldade.”
O livro foi pensado para ser didático e acessível, sem que se tornasse monótono para quem lê. Além disso, houve a preocupação com o custo final. “Eu quero que os alunos tenham a oportunidade de comprar esse livro se quiserem. Eu quero que ele leia o livro, eu quero que ele aprenda com o livro.”
Segundo ele, o retorno inicial tem sido positivo. “O feedback está sendo muito positivo. Eu sinto que a missão foi cumprida, sim.” Ainda assim, o professor ressalta que a atualização é constante: “A odontologia muda muito rápido. Eu já estou com a cabeça na segunda edição.”
© 2026 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.