Pesquisa sobre uso de videogames no ensino de História é apresentada no EIDE 2025, encontro ibero-americano referência na área da educação
Os alunos do curso de História do UNISAGRADO, Antônio Luis Junqueira, Pedro Henrique Rodrigues Deloroso e Sarah Alexandra Costa Sampaio, participaram do EIDE 2025 – Encuentro Iberoamericano de Educación. No evento, que ocorreu de 21 a 25 de outubro na Universidade Nacional Pedro Henríquez Ureña (UNPHU), em Santo Domingo, República Dominicana, o grupo apresentou o trabalho intitulado “Dos games à prática historiográfica: os videogames e a nossa história”, orientado pelo Prof. Dr. Daniel Vieira Sant’Anna.
O estudo apresentado examinou a utilização de videogames como ferramenta pedagógica nas aulas de História. Em atividades experimentais utilizando o Discovery Tour de Assassin’s Creed: Odyssey, os estudantes notaram um aumento no engajamento e na participação dos alunos, particularmente entre os que demonstravam menor interesse pelos métodos convencionais.
O EIDE é um evento internacional renomado que congrega pesquisadores e alunos para debater práticas inovadoras e metodologias que revolucionam a educação. A presença dos alunos reconhece a qualidade da pesquisa e aumenta a visibilidade do trabalho realizado no UNISAGRADO, fortalecendo a presença da instituição em fóruns internacionais de formação e investigação.
Além da participação no EIDE, os estudantes visitaram o Centro Histórico de Santo Domingo, patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Lá, foi possível conhecer de perto vestígios dos primeiros anos da colonização das Américas, aprofundando a percepção sobre o papel de espaços e memórias concretas no ensino de História.
Os alunos pretendem dar continuidade ao projeto, visando sua aplicação em colégios e escolas da rede pública e privada de Bauru e região. O objetivo é aperfeiçoar a proposta inicial, incorporando novas adaptações para o uso dos videogames devido às especificidades de cada escola e o feedback relacionado aos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes.
O grupo também expressa a intenção de continuar divulgando o projeto em eventos acadêmicos, sobretudo aqueles promovidos pelo UNISAGRADO, bem como a produção de artigos e publicações em revistas científicas, fortalecendo a compreensão acerca da relevância do videogame como instrumento pedagógico.
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