Estudantes de Enfermagem são selecionados para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde

O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a USP e beneficia a comunidade que utiliza o SUS

O curso de Enfermagem do UNISAGRADO foi selecionado, em parceria com a Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade do Estado de São Paulo (USP), para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET- Saúde) com o projeto "Formação Acadêmica em Cenários de Gestão e Assistência em Saúde no Sistema Único de Saúde". O projeto foi classificado em 6º lugar do total de 142 projetos aprovados.

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde  visa estimular as práticas de ensino e aprendizagem na realidade do trabalho em saúde, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, prepara os futuros profissionais da área para atuação colaborativa alinhadas à integração entre alunos, profissionais e comunidades para aperfeiçoamento da gestão e assistência à saúde. O programa oferta bolsas para os docentes, profissionais de saúde e estudantes de graduação envolvidos no projeto (PET-Saúde, 2022).

Os estudantes de Enfermagem do UNISAGRADO que estão participando do projeto, com duração de doze meses são: Amanda Cristina, Gabrielly de Lima Andrade, Gabriely Peixoto, Izadora Floriano, Lucas Martins, Mariana Ferrari, Rafaella Flores, Rafaela Scaleão Martins dos Santos e Simone de Oliveira Flores, sob coordenação geral do professor Roosevelt da Silva Bastos e em conjunto com estudantes de diversas áreas, entre elas Medicina, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia da USP.

Para o projeto foi montado grupos de trabalho para atuação nas frentes de "Gestão do Trabalho em Saúde", "Saúde do Trabalhador", "Atenção Primária à Saúde", "Atenção ao paciente com Diabetes Mellitus" e "Atenção Hospitalar Interprofissional".

O estudante de Enfermagem Lucas Martins, ficou responsável pelo grupo sobre Saúde do Trabalhador. "Fiquei muito lisonjeado, primeiramente pela oportunidade que a mim foi confiada e pela possibilidade de aprender e poder fazer a diferença na realidade do grupo que iremos atender", destaca.

Ele conta que o desenvolvimento de um projeto como esse auxilia na formação de um bom profissional da saúde e é uma ótima forma de produzir trabalhos que possam disseminar o conhecimento. "As ações de extensão enriquecem o currículo e mesmo ainda na graduação podemos aprender muito da realidade empírica da população e levar conhecimento técnico-científico para mudar a sociedade para melhor, mesmo que em níveis micro", ressalta Martins.

Gabriely Peixoto, estudante de Enfermagem, ficou responsável pelo Treinamento e Gestão da Unidade e conta que ficou muito feliz ao ser selecionada. "Participar deste projeto é um grande diferencial para a minha carreira como enfermeira e para o meu crescimento profissional, por conta da oportunidade de ser orientada pelos melhores tutores/coordenadores, aprender a desenvolver gestão do trabalho e colocar em prática os conteúdos adquiridos durante os semestres concluídos", pontua.

Já a estudante de Enfermagem, Simone de Oliveira Flores, ficou responsável pela linha de pesquisa na Saúde do Trabalhador. "É uma grande responsabilidade, pois um é projeto de nome a zelar. Esse momento se tornou oportunidade para dar ressignificado ao aprendizado que tenho obtido com os melhores professores do UNISAGRADO", finaliza Flores.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12825-estudantes-de-enfermagem-sao-selecionados-pa.html?p=6429
Tags: UNISAGRADO, ENFERMAGEM, Saúde, SUS, Projeto, Bolsa