Curso de Teatro apresenta peça teatral “A Farsa do Advogado Pathelin"

O espetáculo é fruto do trabalho de finalização de curso do grupo em parceria com os cursos de Design e Design de Moda

Os estudantes do último ano do curso de Teatro do UNISAGRADO convidam a todos para a peça teatral “A Farsa do Advogado Pathelin”. O espetáculo será realizado nesta quinta-feira (01) e sexta-feira (02), às 20h, no palco do Auditório João Paulo II. O evento é gratuito e aberto à comunidade externa, e os ingressos podem ser retirados na Área de Ciências Humanas (localizada no bloco G) ou durante os espetáculos. Aos que puderem contribuir, também serão arrecadados alimentos não perecíveis nos dias de apresentação, para doação aos mais necessitados.

O espetáculo, é fruto do trabalho de finalização de curso dos estudantes e tem orientação do Prof. Esp. Renan Cesar Alves. O projeto marca o recente reconhecimento do curso com nota 4 no Ministério da Educação (MEC) e também a formação da primeira companhia de teatro composta por estudantes que serão egressos do curso, a Enlevo Poduções Teatrais.

Montagem da peça

O Prof. Esp. Renan Cesar Alves conta que os formandos de Teatro queriam trabalhar um texto clássico para a montagem, e o docente, que tinha assistido há alguns anos essa peça em Curitiba, se lembrou da encenação. “É uma comédia francesa, datada da idade média, do pré-renascimento. Os alunos fizeram uma adaptação do espetáculo e do texto, para trazer uma linguagem mais contemporânea e atual”, complementa. “Assim, o público pode esperar uma comédia que, tradicionalmente é pensada para encenação nas ruas, mas que trazemos para o palco (italiano), e boas risadas, além de atuação, maquiagem, figurino e cenários bem construídos”, destaca o orientador.

Interdisciplinaridade entre os cursos

Para a montagem, foi promovida uma parceria com os cursos de Design e Design de Moda do UNISAGRADO para a confecção dos figurinos e do cenário, por meio da iniciativa da coordenadora do curso de Teatro, Profª Ma. Valéria Biondo. “Este processo interdisciplinar relaciona os cursos e traz as potências de cada área para a montagem, visando o desenvolvimento da peça. Os estudantes do curso de Design de Moda fizeram todo o desenvolvimento da base de figurinos sob orientação da Profª Ma. Luana Crispim Duarte. Eles se dividiram em grupos, e cada grupo ficou responsável pelo figurino de um personagem”, ressalta o professor Renan.

Já os estudantes de Design trabalharam com a confecção e estruturação do cenário do espetáculo. “Então, foi muito bacana esse processo e vínculo com os dois cursos, tendo em vista que conseguimos também fazer algumas visitas em aula dos cursos e acompanhar os processos. Foi muito positivo para todos os lados. Nós enquanto artistas do espetáculo, tivemos um referencial muito bacana dos dois cursos”, destaca o docente.

Sinopse

Pedro Pathelin, um advogado falido e espertalhão, bola um plano para conseguir roupas novas para ele e sua esposa, Guilhermina. Na loja do comerciante de tecidos mais avarento da região, Guilherme Côvado, através de vários elogios, Pathelin o convence a vender fiado, justificando que ele terá o pagamento durante um jantar com pato que sua esposa está preparando. A trama também conta com um Pastor de Ovelhas chamado Teobaldo que vende a lã e come a carne dos animais que pertencem a Guilherme. Além de um Juiz maluco que julgará a causa de Guilherme que não espera encontrar Pathelin no tribunal, já que ele se fez de louco em sua casa. Guilherme está em busca do seu dinheiro, e Pathelin fara de tudo para não pagar.

Elenco

Atilla Pedroso
Amanda Fonsaca
Gabriel Cruz
João Teruel
Vitor Grassi

Renan Alves

Serviço

A peça teatral “A Farsa do Advogado Pathelin” é gratuita e aberta ao público e será realizada nos dias 01 e 02 de dezembro, às 20h, no Auditório João Paulo II, localizado no bloco J do UNISAGRADO. Os ingressos podem ser retirados na Área de Ciências Humanas (bloco G) ou durante os espetáculos. Aos que puderem contribuir, também serão arrecadados alimentos não perecíveis. O UNISAGRADO fica na Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil, Bauru.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12816-curso-de-teatro-apresenta-peca-teatral-a-far.html?ano_registro_diploma_dou=2021+-+1
Tags: UNISAGRADO, Teatro, Peça, Gratuito, Evento