Estudante de Jornalismo é finalista do Prêmio José Hamilton Ribeiro

Alexia Casagrandi participará da premiação que ocorrerá nesta sexta-feira (25), em Ribeirão Preto, e que tem o objetivo de incentivar a produção jornalística

A estudante do primeiro ano do curso de Jornalismo do UNISAGRADO, Alexia Casagrandi está entre os finalistas do prêmio José Hamilton Ribeiro, promovido pela Associação Brasileira de Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (ABAG/RP). A premiação será realizada nesta sexta-feira (25), na cidade de Ribeirão Preto. A estudante foi selecionada na categoria Jovem Talento, modalidade escrita e vídeo e/ou rádio, com a matéria "Os trilhos percorridos pelo café no Brasil", sob orientação da Profª Ma. Daniela Pereira Bochembuzo. Confira a produção da estudante na íntegra - clicando aqui!

A ideia para o projeto surgiu a partir da proposta do prêmio, que continha algumas especificações necessárias como: abordar o agronegócio e contribuir para o entendimento do público sobre a importância da cadeia produtiva para o Brasil. "Agronegócio é um tema bem fora da minha zona de conforto, então foi um desafio para mim. E, justamente por isso, foi que eu quis participar e fiquei empolgada!", conta Alexia.

Após vários debates e reflexões acerca do tema, feitos em parceria com a orientadora do projeto, foi escolhido abordar o café, com a proposta de valorizar a história, cultura e identidade da região. "Eu pensei em elementos do dia a dia que estivessem incorporados na rotina das pessoas, e que estivessem ligados ao agronegócio. Particularmente, eu não tomo muito café, mas muitas pessoas na minha vida tomam todos os dias, e é um elemento muito presente na vida do brasileiro - assim, sendo possível gerar identificação com o público. Além de que o café para o Brasil tem um peso histórico gigantesco", afirma a estudante.

A Profª Ma. Daniela Pereira Bochembuzo pontua que a reportagem também tinha o objetivo de mostrar a relação das pessoas com o grão e a bebida dele derivada, equilibrando dados e relatos, de forma objetiva e humanizada. "Aproveitando as características do Jornalismo Literário, conteúdo abordado na disciplina de Redação Jornalística, que ministro no curso de Jornalismo, Alexia desenvolveu uma bela reportagem, que equilibrou todas essas questões. Foi um trabalho cuidadoso, que levou cerca de três meses, entre pauta, apuração junto a fontes de dados e entrevistas, redação, edição e revisão. O resultado se reflete nessa bela conquista da Alexia. Estou muito feliz por ela, que está representando muito bem o nosso curso", destaca a docente.

Sendo assim, a conquista ressalta a importância de uma comunicação especializada direcionada para as demandas regionais - é o que reforça o Prof. Dr. Vitor Pachioni Brumatti, coordenador do curso de Jornalismo. "A estudante Alexia e a docente Profª Daniela Bochembuzo estão de parabéns pelo processo e condução do trabalho, e estamos na torcida para que venha um resultado positivo na premiação! Mas, com certeza, o desenvolvimento do trabalho já foi algo muito importante, além de estar entre os finalistas!", pontua o coordenador.

Para a estudante, o apoio, suporte e feedbacks da professora orientadora do projeto, do coordenador do curso e demais docentes, além do apoio da Comunicação do UNISAGRADO para a publicação da matéria no site (um dos pré-requisitos do prêmio), foram muito significativos. "Me senti muito acolhida, todos ficaram muito felizes e me deram parabéns. Eu gosto muito de como me sinto acolhida aqui, porque sinto que todos tem muito carinho e muita atenção com os estudantes, o que me deixa muito feliz, e com certeza anima muito para participar deste tipo de concurso, e saber que a Instituição vai dar esse suporte", finaliza Alexia.

Mais sobre o prêmio

Para concorrer a premiação, a estudante participou anteriormente de um ciclo de palestras promovidas pela ABAG de forma híbrida, com eventos presenciais e transmissão online, abordando os temas de Guerra e Segurança Alimentar Mundial e Bioeconomia. Assim, foi habilitada para concorrer ao prêmio, por meio da posterior produção e submissão da matéria.

O Prêmio José Hamilton Ribeiro está em sua 15ª edição e foi criado pela Associação Brasileira de Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (ABAG/RP) no ano de 2008, com o intuito de incentivar a produção jornalística sobre o tema do agronegócio. A premiação seleciona os melhores jornalistas em duas grandes categorias: profissional e novos talentos, na qual estão incluídos os estudantes de graduação. Saiba mais - clique aqui!

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12812-estudante-de-jornalismo-e-finalista-do-premi.html?ano_registro_diploma_dou=2019+-+2
Tags: UNISAGRADO, Jornalismo, Prêmio, Finalista, Café