Estudante do UNISAGRADO conquista bolsa na Fundação Memorial da América Latina

Fernanda Sakamoto pesquisa sobre Acessibilidade na Interpretação Comunitária para atender refugiados com deficiências

Fernanda Sakamoto, egressa do curso de Letras-Tradutor e, atualmente, cursando Letras - Português e Inglês conquistou uma bolsa na Fundação Memorial da América Latina, através de seu projeto de iniciação científica. A pesquisa submetida foi “Acessibilidade na Interpretação Comunitária: modalidades para atender refugiados com deficiências”. E atualmente está desenvolvendo no Programa Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC), a pesquisa “Acessibilidade em Animes: uma proposta de audiodescrição e legenda para surdos e ensurdecidos ao gênero anime”, sob orientação da Profª Dra. Leila Maria Gumushian Felipini.

A estudante foi classificada em 2º lugar, sendo contemplada com uma das bolsas ofertadas para estudantes de graduação desenvolvendo pesquisa de Iniciação Científica. O Edital de Bolsas - Processo no 00093/2022 da Fundação Memorial da América Latina tem como objetivo a seleção de pesquisadores para concessão de bolsas, visando incentivar a produção de trabalhos originais, desenvolvidos nos projetos previstos do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL).

Fernanda Sakamoto conversou com a Equipe de Comunicação do UNISAGRADO sobre a conquista. Confira abaixo como foi o bate-papo!

UNISAGRADO: Como foi o processo para conquista da bolsa?

Fernanda: O processo para a concessão da bolsa foi de duas etapas: primeiro, foi necessário o envio de documentos e do projeto para serem validados. E, após, a primeira aprovação foi marcada a entrevista online com a diretora do Centro, a professora responsável pelas orientações e o responsável pelo CBEAL. E assim foi liberado o resultado.

UNISAGRADO: Como será o desenvolvimento da pesquisa em conjunto com a Fundação?

Fernanda: A bolsa dura 3 meses e serve para auxiliar no desenvolvimento da pesquisa. Ela está programada para ser feita até dezembro, sob a orientação da professora Jaqueline Nordin e da professora Luciana Latarini Ginezi. No final, o projeto será publicado pelo pessoal do CBEAL.

UNISAGRADO: Você poderia fazer uma breve descrição do seu projeto?

Fernanda: O título do meu projeto foi “Acessibilidade na Interpretação Comunitária: modalidades para atender refugiados com deficiências”. Ele irá discutir um pouco sobre a importância da interpretação comunitária para todos e em todas as línguas e como isso inclui aqueles que necessitam de outros tipos de recursos além da tradução de línguas, como a audiodescrição, as línguas de sinais e até o braile.

UNISAGRADO: Qual a importância desta conquista para você?

Fernanda: Primeiramente, ter conseguido essa bolsa foi muito importante para eu conseguir entender o quão longe eu consigo chegar. Além de ser uma ótima oportunidade de aprender e talvez auxiliar essa área tão importante para os migrantes, os refugiados e as pessoas indígenas que necessitam desses recursos para conseguirem se comunicar e ter o atendimento adequado.

UNISAGRADO: Qual o seu sentimento após a conquista?

Fernanda: Foi de muita alegria, mas ao mesmo tempo um pouco de nervosismo. É uma conquista muito grande, assim como uma grande responsabilidade. Ainda mais agora que os prazos da graduação se alinham com o da entrega do projeto final.

UNISAGRADO: Como o UNISAGRADO te auxiliou nesta conquista?

Fernanda: Foi o pessoal responsável pela parte de pesquisas que me enviou um e-mail falando sobre a oportunidade da bolsa, então foi pela UNISAGRADO que eu pude me deparar com essa bolsa. Além de ter sido muito importante o contato que eu tive com todos os docentes do curso de Tradução, pois foram eles que me ajudaram a descobrir o quanto eu sou apaixonada pela área de Letras e, com certeza, a me formar na profissional que sou hoje. Sobretudo por ter o suporte imenso de todos os professores do curso quando decidi aplicar para a bolsa, em especial, a Profª Dra. Leila Maria Gumushian Felipini, que me orientou na criação do projeto e se disponibilizou para ajudar com qualquer outra dúvida que eu poderia ter.

UNISAGRADO: Qual dica você daria para quem deseja seguir os mesmos passos que você?

Fernanda: Eu diria apenas vá em frente, se é algo que te cause interesse ou que você deseje fazer, apenas vá em frente e tente. Eu não achei que conseguiria a bolsa no começo, enviei o projeto apenas para saciar uma vontade de tentar, mas acabou dando muito certo!

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12783-estudante-do-unisagrado-conquista-bolsa-na-f.html
Tags: UNISAGRADO, Pesquisa, Bolsa, Letras, Tradutor