Facebook Pixel Fallback

Egressa conquista vaga de enfermeira na Casa de Saúde Indígena de Curitiba

Thais Cristine Caetano compõe uma equipe multidisciplinar que presta apoio assistencial aos indígenas de várias regiões do Brasil



A egressa de Enfermagem, Thais Cristine Caetano, foi selecionada para atuar como enfermeira na Casa de Saúde Indígena de Curitiba (CASAI), no Paraná. Formada pelo UNISAGRADO no ano de 2016, por meio do Projeto Identidade Araribá, a profissional conversou com a Equipe de Comunicação sobre a sua trajetória até a conquista do cargo. Confira abaixo como foi o bate-papo!

UNISAGRADO: Como funcionou o processo para a conquista do cargo de enfermeira da Casa De Saúde Indígena de Curitiba?

Thais: No ano seguinte a minha formação, passei em um processo seletivo do Hospital Estadual de Bauru, onde tive a oportunidade de atuar como enfermeira assistencial na unidade de Acolhimento/CTI/Emergência. Em janeiro de 2018, por uma solicitação das lideranças indígenas das Terras Indígenas de Araribá, Icatu e Vanuire, localizadas nos munícipios de Avaí, Braúna e Arco-Íris, respectivamente, passei a atuar como enfermeira coordenadora do Polo Base Bauru (unidade de apoio administrativo e técnico as equipes multidisciplinares de saúde que atuam nas aldeias sob gestão do Polo, que juntas somam 6 aldeais, divididas em 3 terras indígenas). No Polo Base Bauru atuei até o início de dezembro de 2021, quando tive a oportunidade de participar de uma seleção para atuar como enfermeira na Casa de Saúde Indígena de Curitiba (CASAI), no qual fui selecionada e passei a atuar desde então.

UNISAGRADO: Como é o seu dia a dia no trabalho?

Thais: Já estou na Casai - Curitiba há 8 meses, atuo junto a uma equipe multidisciplinar que presta apoio assistencial aos indígenas e seus acompanhantes que vêm de várias regiões do Brasil. Os indígenas vêm até a capital paranaense para consultas médicas, realizações de procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade, transplantes, exames e acompanhamentos contínuos em algumas especialidades - o que faz com que alguns indígenas necessitem vir até a CASAI com certa frequência. Nós que fazemos parte da equipe de enfermagem, somos responsáveis pelo acolhimento dos indígenas, translado do local de chegada/partida (rodoviária, aeroporto, veículo municipal), acompanhamentos nos atendimentos médicos e exames, visitas hospitalares de indígenas internados, agendamentos de consultas e exames nos hospitais de Curitiba e região metropolitana, além de cuidados de enfermagem aos indígenas que permanecem na CASAI para recuperação, até estarem restabelecidos para voltarem para suas aldeias de origem.

UNISAGRADO: Qual o sentimento após conquistar este cargo?

Thais: Por já atuar na área de enfermagem desde 2009 como técnico de enfermagem, tive a oportunidade de acompanhar a importância da atuação do enfermeiro. Ao concluir a graduação, já sabia que atuar na minha área de formação era um objetivo bem definido - a princípio passei a atuar no ambiente hospitalar, mas já tinha comigo a vontade de atuar na saúde indígena. Como paciente, pude acompanhar a importância do trabalho realizado pela equipe de saúde dentro das aldeias, e, por este motivo quando passei a atuar no Polo Base Bauru, sempre tentei fazer o meu melhor como profissional e como pessoa. Ao conquistar o cargo na Casa de Saúde Indígena de Curitiba (CASAI) me senti muito feliz como profissional por estar em um local que sempre quis estar e fazendo aquilo que eu gosto muito de fazer. Ao atender os indígenas de diversas etnias e locais sinto que posso estar fazendo a diferença na vida de cada um, estou atendendo ao meu povo e dando sempre o melhor para que eles possam mesmo estando longe de suas aldeias, se sentirem acolhidos na CASAI.

UNISAGRADO: Como o UNISAGRADO e os docentes te auxiliaram em sua jornada até esta conquista?

Thais: O UNISAGRADO e os professores me auxiliaram não somente no processo de formação, mas também de forma pessoal. Os professores do curso de enfermagem sempre nos acolheram como filhos, o que fazia com que todos nós nos sentíssemos especiais, capazes de conseguir qualquer espaço, sempre nos encorajando a buscar o melhor. Isso despertou em mim a vontade de sempre querer o melhor pra mim na minha área de formação. Ao passar a atuar na área de saúde indígena vi que precisava buscar mais conhecimento, então decide fazer a especialização em Gestão em Saúde da Família e Saúde Pública, curso este que conclui em 2019 no UNISAGRADO. Esta especialização me ajudou muito na prática da saúde indígena, porque a assistência é em sua maioria voltado para a atenção básica. O papel principal dos professores para mim foi despertar o desejo de sempre me atualizar e querer fazer sempre o melhor, pautado no cuidado humanizado a todos que precisam dos nossos cuidados. Atualmente estou cursando mais uma especialização em Atenção ao Paciente Crítico: Urgência, Emergência e UTI.

UNISAGRADO: Deixe uma mensagem para quem deseja conseguir cargos de destaque na área da enfermagem.

Thais: Minha dica para quem deseja atuar na Enfermagem é que o estudo faça parte da rotina diária. A Enfermagem é dinâmica e exige de nós enfermeiros o preparo adequado para cada situação, para os novos procedimentos, novas patologia e novos recursos que surgem a cada dia. E isso exige preparo de nós profissionais, mas com certeza além de todo preparo técnico não esqueçam do cuidado humanizado, afinal, quem depende de nosso cuidado, muitas das vezes se encontram em um momento delicado da vida e necessitam não somente de um profissional capacitado tecnicamente, mas de um profissional humano que ofereça o conforto de uma palavra e de um cuidado bem prestado.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12731-egressa-conquista-vaga-de-enfermeira-na-casa.html?p=6429
Tags: UNISAGRADO, Enfermagem, Projeto Araribá, Indígena


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro