Biblioteca Central “Cor Jesu” lança novo catálogo online PERGAMUM e Biblioteca Virtual Pearson

O novo sistema conta com novidades, como perfil do usuário e serviço de reserva de materiais. Já a parceria com a Biblioteca Virtual Pearson permite a leitura de diversas obras online

A Biblioteca Central “Cor Jesu” lança o novo catálogo online PERGAMUM, um sistema prático e intuitivo para realização de buscas de materiais da Biblioteca e renovações de obras. O PERGAMUM é um sistema informatizado de gerenciamento de acervo e possui um catálogo on-line, no qual podem ser consultados publicamente materiais da Biblioteca do UNISAGRADO, como livros, monografias, dissertações, teses, periódicos, obras raras, materiais audiovisuais. O estudante ainda pode realizar uma busca integrada de diversos materiais de outras instituições, na base de dados de acesso aberto.

Como consultar o acervo?

O usuário poderá ter acesso ao catálogo por meio da aba “consulte o acervo”, acessando a página da Biblioteca – clique aqui!

Para a procura de materiais, o estudante poderá fazer dois tipos principais de busca:

Pesquisa Geral e Por Palavra: trata-se de uma busca rápida em campos como: autor, título, assunto ou livre. Para complementar sua pesquisa, os usuários poderão ordenar por: título, ano de publicação, código do acervo, tipo de obra, idioma e descrição física. Após esse processo, bastará clicar no título desejado para verificar as informações: exemplares disponíveis e localização na estante.

Busca por Índice: trata-se de uma busca mais precisa com opções de recuperação de material por: autor, título, assunto, dentre outros.

Perfil MEU PERGAMUM

O novo sistema conta com algumas novidades para os usuários, dentre elas, o acesso a um perfil individual contendo todas as suas movimentações no sistema, tais como: material pendente, reserva, renovação, histórico, levantamentos bibliográficos, comutação e outros. Basta digitar o código de acesso: USUÁRIO (ID) e a senha de acesso cadastrada na Biblioteca.

Serviço de reserva de materiais: Outro benefício da plataforma é o serviço de reserva de materiais, disponível no Meu Pergamum, em que é possível fazer a reserva de obras que se encontrem emprestadas. Ou seja, assim que a obra for devolvida à Biblioteca por outro usuário, o estudante que tenha reservado o título receberá um e-mail da Biblioteca informando a disponibilidade do material.  Também é possível verificar o andamento do status da reserva na própria conta, no perfil Meu Pergamum.

Importante: a partir da liberação do livro pelo sistema, o estudante tem o prazo de 48 horas para ir até a Biblioteca realizar a retirada da obra.

Comprovantes por e-mail: Outro diferencial do PERGAMUM é o envio dos comprovantes de forma digital. Desta forma, não haverá mais comprovantes impressos. Todos os comprovantes de empréstimos, renovações, devoluções e reservas serão enviados exclusivamente por e-mail.

Como ter o catálogo no celular?

O “PERGAMUM MOBILE”, permite que o usuário também realize consultas ao acervo, renovações e reservar materiais, utilizando celular smartphone ou tablet. Para acessar, basta se conectar por meio do dispositivo móvel e adicionar o link da página nos atalhos da tela inicial.

Ficou com dúvidas? Acesse o Tutorial para uso do PERGAMUM – clique aqui!

Mais uma novidade: Biblioteca Virtual Pearson - APP e site

A Biblioteca Virtual Pearson é uma coleção de livros digitais (e-books) acessada por meio de plataforma online. Toda a comunidade acadêmica do UNISAGRADO tem acesso disponível a um acervo digital composto por 12.500 títulos acadêmicos e de literatura, de 29 Editoras parceiras com acesso ilimitado e multiusuário. Entre os benefícios, os usuários do UNISAGRADO têm acesso ao acervo por meio de computadores, tablets e smartphones, de qualquer lugar e 24 horas por dia. Para acesso à Biblioteca Virtual Pearson, clique neste link!

A plataforma possui uma ferramenta de acessibilidade “Text to Speech”, além da integração com softwares de acessibilidade externos (NVDA, DOSVOX, JAWS). Permite o compartilhamento de conteúdo no Facebook, Twitter e WhatsApp; impressões de até 50% do conteúdo com valores de fotocópia; além da possibilidade de personalização do estudo: criação de listas de livros personalizadas, metas de leitura, ferramentas de anotações e marcação de texto, citações e cartões de estudos.

Como acessar a plataforma?

O link está disponível na página da Biblioteca Central “Cor Jesu”, no site da plataforma ou no aplicativo.

Para o acesso à Biblioteca Virtual é preciso utilizar o login e a senha enviados por e-mail para os alunos com a matrícula vigente. Assim, no primeiro acesso, recomenda-se fazer a troca da senha.

Em caso de não recebimento do e-mail (verifique a caixa de SPAM e Lixeira), contate a Biblioteca pelo e-mail biblicorjesu@unisagrado.edu.br ou telefone: 2107-7099.

Após feito o login, o usuário poderá utilizar dois menus de busca:

Menu principal: permite acessar às principais áreas e fazer uma busca por ocorrência de palavras, sejam estas título, autor, palavras-chave etc.;

Menu secundário: permite realizar buscas no acervo, selecionando as categorias (áreas e subáreas).

Já para o acesso via aplicativo, basta que o usuário acesse a loja de aplicativos de seu smartphone ou tablet e pesquise por: “Biblioteca Virtual by Pearson”. Com este recurso, o usuário poderá baixar até 10 livros para leitura off-line.

Serviço

Dúvidas e maiores informações pelo e-mail: biblicorjesu@unisagrado.edu.br;  telefone: 2107-7099 ou presencialmente na Biblioteca, de segunda à sexta-feira, das 13h às 22h e sábado, das 8h às 12h.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12513-biblioteca-central-cor-jesu-lanca-novo-catal.html?p=6429
Tags: UNISAGRADO, Biblioteca, Catálogo, Virtual, E-books