“Tecnologia Assistiva e Escolarização” foi tema de evento realizado no UNISAGRADO

Por meio de oficinas, os estudantes evidenciaram quais os recursos e estratégias que favoreçam a escolarização e inclusão

Nos dias 02 e 03 de dezembro, o UNISAGRADO promoveu o evento “Tecnologia Assistiva e escolarização: recursos e estratégias que favoreçam a escolarização”. O encontro contou com duas oficinas ministradas pela Prof. Dra. Juliana Vechetti Mantovani Cavalante, e teve o objetivo proporcionar aos estudantes das licenciaturas do UNISAGRADO discussões sobre adaptações e pistas que podem auxiliar no trabalho pedagógico e na implantação de práticas inclusivas no cotidiano escolar.

O evento é parte da atividade extensionista da disciplina “Educação para a Diversidade e Direitos Humanos”, e visou também disseminar conhecimento construído e acumulado sobre o ensino aos estudantes com deficiência, autismo e altas habilidades e superdotação.

As oficinas realizadas foram “Adaptando atividades escolares para estudantes com deficiência” e “Cuidar é educar - O cuidado na educação infantil”. “As oficinas surgiram de conversas durante as aulas e de problemáticas identificadas no cotidiano escolar, sendo uma delas a formação docente. Deste modo, elas foram organizadas com o objetivo de transmitir o conhecimento construído e acumulado na área”, complementa a docente.

A docente, responsável pelo evento, conta que a importância da realização do evento, “é identificada pela visibilidade que traz ao tema, que muitas vezes fica restrito aos profissionais da área. Outro destaque é a formação dos envolvidos que sofre os impactos e a influência das discussões e das ações desenvolvidas”, afirma Cavalante.

Sendo assim, ela ressalta que o encontrou agregou aos participantes a aquisição de conhecimento e o incentivo ao trabalho docente. “O engajamento dos estudantes foi o destaque dessa atividade. Dividiram-se em grupos de trabalho e desenvolveram as ações propostas com envolvimento e zelo”, destaca.

Releitura de obras

Os estudantes Denilson Lucas Grassi, Ester (Dzuriel) Farias, Fabio Alexandre de Souza Filho, Filipe da Cruz, Ingrid Ayla Pereira Mendes, Kris Soares Peinado, Larissa Chaves Julio e Monica Cristina Siqueira, realizaram uma atividade de releitura de obras famosas com frases reflexivas sobre a deficiência e o autismo.

O grupo desenvolveu os desenhos de forma tradicional e digital, no tamanho de folha A3. Já as frases reflexivas vieram de autores sugeridos pela docente. Em seguida, foi criado um vídeo com audiodescrição de cada imagem retratada.

Confira as artes – clicando aqui!

Para o vídeo - acesse este link!

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12416-tecnologia-assistiva-e-escolarizacao-foi-tem.html?p=6429
Tags: UNISAGRADO, Tecnologia Assistiva, Inclusão