Novembro Azul: a importância da conscientização para a saúde do homem

Curso de enfermagem do UNISAGRADO realizou evento para discussão e conscientização do tema

Em novembro, em todo o Brasil, ocorre a campanha “Novembro Azul”, que visa promover a conscientização sobre a saúde masculina, em especial o câncer de próstata. Segundo dados do Ministério da Saúde o câncer na próstata é o que mais atinge homens, entre todos, sendo “a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer”. Em função da gravidade do assunto, o curso de Enfermagem do UNISAGRADO, promoveu o evento com o foco em propagar a conscientização acerca do tema.

A Prof.ª Dra. Marcia Aparecida Nuevo Gatti, coordenadora do curso de Enfermagem, salienta que a realização de eventos como o Novembro Azul, é uma forma de voltar à atenção a um tema de tamanha importância. O encontro contou com a abordagem sobre a saúde do homem, além de palestras ministradas pela assistente social Josiane Fernandes Lozigia Carrapato, que discutiu sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis. Os presentes também foram convidados a participar da realização de exames de HIV, Hepatite B, C, e sífilis.

Para, Arthur Piasi Passos, estagiário de Comunicação que esteve presente no evento, a criação e realização do encontro tem a importância relacionada também a uma mudança de pensamento. “Existem muitos homens que ainda tem receio de ir a hospitais ou buscar tratamento por acreditarem que não há necessidade ou porque o problema não é ‘nada demais’, e o evento surge também para conscientizar sobre a maneira de pensar na própria saúde”, complementa Passos.

Cristofor Aureliano de Souza, Técnico em Segurança do Trabalho do UNISAGRADO, também prestigiou as palestras, e conta que discutir temas como este são importantes pois promovem a conscientização da população de uma forma geral - sobre os cuidados com a saúde e a realização de exames preventivos. Ele conta que o evento agregou conhecimento. "Através desses eventos posso ajudar em casa, no trabalho, os amigos, entre outros quanto a importância de se informarem e realizarem exames preventivos. Deixo como mensagem, que busquem sempre orientações com profissionais da área, que busquem sempre conhecimentos em fontes confiáveis e que os órgãos sempre incentivem e trabalhem a conscientização sobre esses temas e assuntos relevantes, pois só assim quebraremos essa barreiras em relação aos tabus", ressalta.

A Prof.ª Dra. Marcia Aparecida destaca que um dos trabalhos que foram desenvolvidos no evento, é a quebra dos estigmas acerca do câncer de próstata, que impedem alguns homens de buscar a prevenção e o tratamento. “Realizamos o encontro para que os presentes entendessem que a sua saúde como um todo é muito importante, e isso incluem coração, cérebro, fígado, rins, olhos e próstata. Temos que desmistificar, pois temos que restabelecer a saúde do homem como um todo”, finaliza a coordenadora.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12413-novembro-azul-a-importancia-da-conscientizac.html?p=6429
Tags: UNISAGRADO, Novembro Azul, Enfermagem, Saúde