IV Jornalismo em Pauta promove discussão acerca do Jornalismo Esportivo

O evento contou com presenças marcantes de profissionais da região e também de renome nacional

No dia 28 de outubro, o UNISAGRADO promoveu o VI Jornalismo em Pauta, com o tema central de Jornalismo Esportivo, neste ano de Olimpíadas. O evento uniu discentes e jornalistas atuantes para debater sobre o dia a dia profissional, bem como seus desafios e vitórias.

O jornalismo esportivo está relacionado à paixão do povo brasileiro pelos esportes em geral. Seja em coberturas diárias locais ou mesmo na ocasião de grandes eventos, como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o jornalista é o profissional que acompanha, registra e torna públicas histórias de superação, dedicação e muita luta - de atletas, familiares, treinadores e outros atores envolvidos. É, então, sob o do profissional de imprensa que se pode conhecer realidades distintas, reveladoras de várias faces de um mesmo país, cujo ponto de encontro se dá também no esporte.

Sendo assim, o evento no UNISAGRADO abordou temas como a cobertura diária e de grandes eventos, a convergência com o entretenimento, a inclusão da mulher no jornalismo esportivo, dentre outros, contando com a presença de quatro convidados da área: Renata Mendonça, comentarista da Globo, colunista da Folha de S. Paulo e cofundadora do portal Dibradoras; Edgar Alencar, repórter da Globo e do SportTV; Alexandre Azank, repórter e editor de esportes da TV TEM (Bauru); e Gabriel Pelosi, repórter da rádio 94FM (Bauru).

O coordenador do curso, Prof. Dr. Vitor Pachioni Brumatti afirma que o VI Jornalismo em Pauta foi muito marcante como um todo, por contar com a presença de profissionais que trabalham no dia a dia da cobertura jornalística de Bauru e região, mas também com profissionais de grande renome nacional, que contribuíram para ampliar e aprofundar o debate sobre os temas.

Ele pontua que “a realização de eventos como o Jornalismo em Pauta é fundamental na formação dos estudantes, pois permite conhecer realidades e se aproximar do mercado de trabalho durante a graduação, possibilitando aos discentes conhecer as possibilidades de atuação e direcionar suas escolhas profissionais”, finaliza Brumatti.

O estudante do 2º ano de Jornalismo, Arthur Piasi Passos, conta como foi participar do evento. “O sentimento é de realização. Poder ter essa troca de experiências com profissionais de tamanha importância, é muito inspirador. Para mim, enquanto estudante que tem o desejo de trabalhar na área esportiva, ter de perto as referências que vejo fazendo reportagens e grandes coberturas pela televisão é algo fantástico. Muitas vezes, nós temos a ideia que por serem figuras renomadas, eles são inacessíveis, mas a realização de eventos como esse prova que na verdade é totalmente o oposto”, ressalta.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12316-iv-jornalismo-em-pauta-promove-discussao-ace.html?p=6429
Tags: UNISAGRADO, Jornalismo em Pauta, Jornalismo Esportivo