UNISAGRADO lança campanha inclusiva para o Vestibular 2022

Bruna Fredel está no primeiro ano do curso de Gastronomia, é uma estudante com deficiência física e uma das protagonistas

A estudante do primeiro ano de Gastronomia, Bruna Fredel Biondo/ Foto: Social Bauru

O Centro Universitário Sagrado Coração – UNISAGRADO abriu as inscrições para o Vestibular 2022 nas modalidades presencial e a distância com uma campanha de comunicação tendo uma estudante com deficiência física como protagonista. Bruna de Mello Fredel Biondo cursa o primeiro ano de Gastronomia. Assista aqui!

Com o objetivo de sensibilizar e fazer o público do UNISAGRADO refletir sobre a educação universal, capaz de acolher a todo indivíduo independente das diferenças, eliminando os preconceitos existentes, o UNISAGRADO reforça o cuidado e a preparação que a Instituição possui, de longa data, para que o ser humano esteja no centro do processo de ensino-aprendizagem.

A experiência da Bruna

A estudante Bruna conta que o seu sonho sempre foi cursar Gastronomia, mas, devido ao receio de não encontrar um lugar adaptado, demorou um pouco para tomar a decisão de prestar o vestibular. “Quando fui fazer a prova, estava muito preocupada. Liguei no UNISAGRADO com antecedência e me falaram que eu seria muito bem-vinda, e que tudo era adaptado, com rampas, elevadores e salas adaptadas. Não há um lugar que não seja acessível no UNISAGRADO”, afirma.

Bruna ressalta que desde que entrou no curso de Gastronomia se sente acolhida e com todas as suas necessidades atendidas. “Após fazer o vestibular e ser aprovada, o coordenador do curso Prof. Dr. Richtier Gonçalves da Cruz entrou em contato comigo, super atencioso para conversar e entender minha realidade. Foi algo inesperado, porque eu nunca tive este apoio de uma instituição de ensino na minha vida. Os colegas da minha sala também são sensacionais, não há nada de negativo para falar, pelo contrário, devo muito a eles. Eu sinto apoio de todos, é um clima diferente, principalmente quando preciso de alguma ajuda específica”, diz a estudante.

A estudante reforça que é importante lembrar que os lugares precisam ter estruturas adaptadas que promovam de fato uma acessibilidade que a pessoa com deficiência consiga usar, de forma segura e independente. “Por exemplo, quando há uma rampa muito íngreme, isso dificulta a vida da pessoa com deficiência, fazendo com que ele possa até cair da cadeira. Aqui no UNISAGRADO, é diferente. Eu consigo usar todos os lugares sozinha, e me movimentar sem precisar de ajuda. Há exceções quando estou em aula, por exemplo, e estou usando as mãos para cozinhar ou manipular algum alimento, sempre tem alguém para me auxiliar com a cadeira. É maravilhoso”, conta a estudante.

Durante as aulas, Bruna diz que se sente preparada para o mercado de trabalho. “Aqui aprendemos como é estar em uma cozinha realmente. Os docentes nos preparam para o dia a dia da profissão. Aqui, tenho total apoio para me preparar para minha futura atuação profissional. Os docentes e técnicos do Laboratório de Gastronomia estão sempre à disposição, tanto nas aulas teóricas como práticas. A atenção é fenomenal. A faculdade me abraçou”, finaliza emocionada.

O UNISAGRADO e sua relação com a inclusão

Além da possibilidade de fornecer a melhor experiência para os estudantes em suas limitações, sejam elas quais forem, e valorizando a inovação e humanização no ensino, o UNISAGRADO conta com iniciativas próprias para o devido acompanhamento das pessoas com deficiência, com o apoio especializado em cada condição específica: visual, auditiva, motora, intelectual, do espectro autista ou de altas habilidades e superdotação. O acompanhamento psicológico, também, é muito importante para que o estudante se sinta acolhido e tenha o suporte necessário para o seu melhor desenvolvimento acadêmico.

O UNISGRADO conta com seu Setor Técnico de Apoio ao Deficiente (STAD), que realiza o serviço de atendimento especializado aos estudantes com deficiência matriculados na Instituição, com recursos humanos e materiais, resultado do compromisso da comunidade acadêmica para um ensino de qualidade, garantindo não só a inclusão, mas também a permanência do estudante durante o curso, contribuindo para a participação plena da pessoa com deficiência na sociedade, além de projetar o seu sucesso profissional.

Para atingir os objetivos, são realizadas reuniões interdisciplinares com os professores, coordenadores e diretores das Áreas para viabilizar melhor o atendimento, considerando-se os tipos e graus da deficiência (física ou sensorial). Esse atendimento se inicia durante o processo seletivo, em que o estudante recebe atendimento individualizado (provas ampliadas, monitor para leitura das provas…) e se estende ao longo do curso até a sua conclusão.

Serviço

As inscrições para o Vestibular 2022 já estão abertas. Para os cursos de Graduação presenciais, acesse o link. Para os cursos na modalidade EaD, as inscrições podem ser realizadas clicando aqui.

Dúvidas e outras informações podem ser consultadas pelo telefone fixo (14) 2107-7000, opção 11, e-mail se@unisagrado.edu.br ou WhatsApp (14) 99606-0900, de segunda a sexta-feira das 09h às 21h, e aos sábados das 08h30 às 13h30.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12307-unisagrado-lanca-campanha-inclusiva-para-o-v.html?p=6429
Tags: UNISAGRADO, Campanha inclusiva, Vestibular 2022