Facebook Pixel Fallback

Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência: a importância do debate social para promoção e valorização da inclusão

O UNISAGRADO promoveu, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Bauru, cinco dias de evento online e interativo a fim de difundir a importância da conscientização para a construção de uma sociedade mais inclusiva



O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência foi instaurado oficialmente, segundo o Ministério da Saúde, em 14 de julho de 2005, com a Lei nº 11.133, sendo uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes (MDPD) - grupo que debate propostas em prol das pessoas com deficiência - ou seja, é voltado para aqueles que “possuem alguma limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades e requer atenção integral que compreenda ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde” (Ministério da Saúde).

De acordo com a docente Prof.ª Dra. Juliana Vechetti Mantovani Cavalante, especialista em Educação Especial, todo espaço comprometido com a promoção do saber deve trazer uma reflexão sobre essa data em especial, visto que, a melhor forma de conscientização é através do conhecimento. “Não há outra possibilidade de avançarmos a consciência crítica e comprometida com a transformação da nossa sociedade que não seja pelo conhecimento científico, construído ao longo da história humana. É preciso conhecer mais, estudar mais, nos apropriarmos mais desses conceitos que ainda são silenciados”, pontua Cavalante.

A docente ressalta a importância dos avanços tecnológicos na atualidade, que auxiliam no processo social inclusivo, sendo um deles a leitura e tradução audiovisual.  Ela conta também sobre as importantes conquistas que já foram alcançadas no decorrer da história, que são de extrema importância, mas que ainda há um longo caminho a percorrer. “Se olharmos para trás, podemos identificar as conquistas em diversos segmentos. Nas políticas públicas, na acessibilidade em todos os seus níveis, na interação e participação social. Contudo, ainda temos enfrentamentos pela frente, alguns muito enraizados no preconceito e discriminação”, afirma a organizadora do evento.

Mais sobre o evento

O UNISAGRADO, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Bauru - COMUDE, promoveu a Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência: Construindo uma Sociedade mais Inclusiva, nos dias 20 a 24 de setembro. O evento foi gratuito, com transmissão pelo canal do UNISAGRADO, no Youtube - Clique aqui e acesse o evento na íntegra!

A criação de eventos como esse vem através do objetivo de conscientizar, tratando do tema de maneira consciente. “Ao socializarmos o conhecimento que vem sendo construído na área, estamos contribuindo para o avanço da conscientização e consequentemente para a construção de uma sociedade efetivamente mais inclusiva”, complementa Cavalcante.

A docente finaliza afirmando que acredita o impacto causado pelo evento pode despertar ações solidárias nos participantes, auxiliando no reconhecimento da humanidade dentro de cada um. “Ainda temos um olhar muito centrado na falha, na falta, na doença e o evento, de um modo geral, buscou enfatizar que nossas ações devem priorizar as pessoas, suas histórias, seus anseios e perspectivas. Assim, avançaremos na construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva”, conclui.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/12261-semana-nacional-de-luta-da-pessoa-com-defici.html?p=21717
Tags: UNISAGRADO, Pessoa com Deficiência, Semana Nacional, COMUDE


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro