Estudantes dos programas PIBID e Residência Pedagógica participaram de discussão em parceria com a CAPES
No dia 01 de setembro, os estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e da Residência Pedagógica do UNISAGRADO, em parceria com a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) participaram de uma atividade de formação intitulada: “Reflexões atuais sobre o ensino e aprendizagem no contexto da pandemia”, realizada pela Prof.ª Me. Jacqueline Araújo de Souza Correa, do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) e Núcleo de Acessibilidade (STAD). A formação abordou os seguintes aspectos: o cenário da educação na pandemia da COVID-19; flexibilização, metodologias e sistema híbrido; motivação dos docentes (sobrecarga e reorganização); motivação dos estudantes (retomada do contexto educacional, motivação para os estudos e readaptação de rotinas); enfrentamento e possibilidades de se reinventar (professor e estudante).
Segundo as coordenadoras institucionais dos programas, Prof.ª Dr.ª Eliane Aparecida Toledo Pinto (PIBID) e Prof.ª Dr.ª Rosilene F. Rocha Bombini (Residência Pedagógica), o objetivo da formação foi refletir e discutir as questões sociais e emocionais com o retorno das aulas presenciais, bem como o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e o papel do professor diante das mudanças ocorridas pela pandemia.
O evento contou com professores orientadores dos subprojetos do PIBID (História, Língua Portuguesa/Língua Inglesa e Pedagogia), bem como dos orientadores dos subprojetos da Residência Pedagógica (História, Língua Portuguesa/Artes e Pedagogia), além dos estudantes bolsistas e voluntários dos subprojetos, totalizando 89 participantes.
A atividade de formação foi enriquecedora para todos os estudantes e professores comprometidos com a educação e principalmente pensando em um ensino de qualidade nas escolas públicas.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.